Home » Ferramentas » Circuito de Satellite Finder – Medidor para alinhar Antena Parabólica

Circuito de Satellite Finder – Medidor para alinhar Antena Parabólica

Neste artigo vamos apresentar um circuito eletrônico de um Satellite Finder, sat finder,  localizador de satélite ou também chamado de  medidor de intensidade de sinal para alinhar antena parabólica. Com esse instrumento o antenista consegue alinhar perfeitamente a antena para  alcançar o posicionamento correto da antena e obtêm um sinal claro e limpo. Esse circuito aqui descrito é de um Satellite Finder analógico básico e simples, mas é o suficiente para realizar um alinhamento e conseguir o ponto ideal de uma antena parabólica.

O que é o Satellite Finder

Em um artigo anterior já mostramos como usar o Satellite Finder, vimos acima o que é o Satellite Finder e sua utilidade, agora vamos ao circuito e seu funcionamento. Os LNBs são usados ​​para receber os sinais de satélite (digitais ou analógicos) em uma antena parabólica, ele é feito para receber todo os transponders disponíveis a partir do respectivo satélite em vez de canais individuais.

Satellite Finder
Satellite Finder Comercial

Devido às características de alto ganho do LNB, ele é capaz de captar sem problemas todo os   transponders com um ótimo sinal se a antena parabólica estiver perfeitamente alinhada ao satélite. O circuito medidor de sinal, o Satellite Finder é construído para medir a magnitude dos sinais de RF sobre uma vasta gama de frequências, ou seja, todos os transponders de uma só vez.

Manual do Satellite Finder

Como instalar o Satellite Finder
Como instalar o Satellite Finder

Com todo o sistema desligado da tomada (receptor), conecte um cabo direto do receptor de parabólica para o Satellite Finder (to receiver) e outro do Satellite Finder para o LNB (to LNB).

Certifique-se que o Satellite Finder está conectado corretamente e seu conector bem rosqueado, em seguida ligue o receptor de satélite.

Ajuste a leitura no potenciômetro em torno de 0.

Inicie os ajustes na antena parabólica, azimute e inclinação observando o sinal subir ou cair.

Ajuste a posição da antena, a posição do LNB e polarização para ter a maior leitura no visor.

Após achar o ponto ideal remova o cabo coaxial e o  Satellite Finder, volte o cabo do receptor de satélite ao LNB.

Como funciona o Satellite Finder

O circuito do Satellite Finder tem que medir o sinal de satélite,  esse circuito é muito simples e é capaz de medir o sinal de satélite e ajustar a posição da antena parabólica sem problemas como um comprado em casas especializadas em antenas.

Circuito eletrônico do Satellite Finder
Circuito eletrônico do Satellite Finder via

A alimentação do Satellite Finder é feita com um circuito integrado 78L10 que converte o DC extraído do cabo da antena que alimenta o LNB.  L1 faz com que o RF do LNB não passe para a alimentação do circuito, se isso acontecer poderá acarretar a perda de sinal e interferências desnecessárias.

Já o capacitor de disco de 39pF permite que o sinal de RF do LNB para o circuito, mas bloqueia a alimentação DC que está no cabo. Dois diodo 1SS99 Schottky de alta velocidade de silício detectam e corrigem os sinais de RF, logo após esse sinal é filtrado pelo capacitor de disco de 39pF.

A bobina L2 e o capacitor 1nF  estão posicionados para a filtragem de qualquer sinal indesejado que possa ter passado, só assim o sinal de RF  é aplicado ao pino de entrada não-inversora do circuito integrado  amplificador operacional TLC271 que é configurado para um ganho elevado.

O amplificador com a sensibilidade máxima é capaz de detectar o minimo sinal possível do LNB, assim proporcionando uma ótima sintonia. O sinal de RF depois de filtrado, detectado e amplificado  vai para um microamperímetro, que deve ser sensível para que o minimo sinal do amplificador seja  legível através de movimentos da agulha do medidor.

As bobinas L1 e L2 são iguais, elas são feitas com 12 voltas de fio esmaltado de 0,5mm em uma forma de 3mm. Já o circuito integrado amplificador operacional que é o TLC271, não encontrei um substituto, mas acredito que com um pouco de tempo e teste é possível colocar um LM741 no lugar.

Lista de canais de televisão via satélite Banda C do Brasil – Satélite StarOne C2

Veja o artigo Antena Parabólica – Montagem Apontamento Sintonia e Programação passo a passo

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]