Home » Circuitos » Circuito de Sensor de Vibração

Circuito de Sensor de Vibração

Este circuito eletrônico apresentado aqui neste artigo é um sensor de vibração muito simples, ele é baseado em um circuito integrado LTC1050 e como sensor é usado um auto-falante piezoelétrico. Já vimos em um artigo sobre Monitor de Batimentos Cardíacos uma das utilizações deste componente piezoelétrico.

O circuito é simples e pode ser alterado para ser ligado a um microcontrolador PIC ou Arduino. Se preferir o LED pode ser substituído por um transistor para acionar um relé ou qualquer outro dispositivo. O circuito integrado amplificador operacional LTC1050 tem a mesma pinagem que o LM741, se for difícil encontrar esse componente acho que vale a pena testar um substituto.

Sensor de Vibração

Circuito do sensor de vibração
Circuito do sensor de vibração
O sensor de vibração faz parte de um Kit da empresa Jameco e não precisa dizer que sua montagem é extremamente confiável. O circuito pode ser ainda mais sensível, até usado para detectar vibrações sísmicas através da substituição do elemento piezo, do auto-falante por uma pastilha piezo como na foto abaixo.

 exemplo de montagem do sensor vibração
Acima um exemplo de montagem do sensor de vibração via

O funcionamento deste sensor de vibração é idêntico a qualquer outro sensor com operacionais, o alto-falante piezoelétrico é ligado à entrada de um amplificador operacional usado como um comparador de tensão.  Em funcionamento, as vibrações fazem com que o elemento piezoeléctrico gere uma pequena tensão (veja isso: Usando Pastilha Piezoelétrica como Fonte de Energia Alternativa).

Com isso o LED acende quando a tensão for superior a tensão aplicado ao pino 3 do circuito integrado amplificador operacional, o controle desta tensão de referencia é feita pelo resistor variável R2.  Esse controle é que vai determinar a sensibilidade do sensor.

O ajuste é simples, basta girar o resistor variável R2 até que o LED apague, seja sutil nesse momento pois imediatamente quando o Led apagar você deve parar de ajustar.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]