Home » Ferramentas » Circuito de Teste de Polaridade super Simples

Circuito de Teste de Polaridade super Simples

O teste de polaridade geralmente vem em muitos multímetros, a polaridade elétrica, refere-se ao  positivo e negativo . No caso vamos se ater ao teste de polaridade veicular DC.  Devemos lembrar que os veículos ( carros, motos, caminhões, etc.) têm um “terra negativo” do sistema elétrico, onde o terminal negativo da bateria está ligado diretamente ao chassis do veículo e o terminal positivo fornece o fio vivo para o seu sistema elétrico.

Aqui está um circuito bem simples que muitas vezes substitui o multímetro com muito mais eficiência principalmente para quem trabalha com eletricidade em automóveis. Esse é um Teste de Polaridade tipo caneta, que serve para analisar a instalação elétrica principalmente de automóvel, motos e caminhões, com esse Testador de Polaridade, fica bem mais fácil verificar a polaridade dos fios em um conectores e pontos onde precisamos saber as funções de um fio.

Ele também tem grande utilidade na manutenção do sistemas de ignição e injeção eletrônica, sem contar que é bem simples de ser feito e fácil de ser usado, mesmo nos lugares de difícil acesso onde um multímetro seria inviável. Esse dispositivo de teste traz grandes benefícios para os técnicos reparadores automotivos, instaladores de Som, alarme, vidro elétrico, demais técnicos e hobbystas em geral.

 

teste de polaridade

Placa do teste de polaridade
Placa de circuito impresso do teste de polaridade

 

Lista de componentes:

R1 – resistor 680 Ohms por 1/8 Watts
R2 – resistor 10k Ohms por 1/8 Watts
D1 – D2 Diodo retificador 1n4004 ou equivalente
LED1 Led Vermelho
LED2 Led Verde
PP1 Ponta de prova
GJ1 Garra Jacaré Vermelha
GJ2 Garra Jacaré preta

Teste de Polaridade

Este circuito foi projetado para operar em sistemas elétricos de 12 V, mas os valores dos resistores podem ser alterados para operar com outras tensões como 6 Volts e 24 Volts. Alem de usar em eletricidade automotiva, esse teste de polaridade pode ser usado em teste de fontes, como indicador de níveis lógicos em circuitos digitais.

O funcionamento é simples e a utilização é feita da seguinte maneira: O LED verde acenderá quando o ponto a ser testado for positivo e LED vermelho acenderá quando o ponto de teste for negativo, isto é se ele estiver ligado ao terra (chassi) ou negativo da alimentação da bateria.

 

teste de polaridade
Sugestão de montagem do teste de polaridade

 

Uma sugestão de montagem do teste de polaridade está na figura acima, mas um tubo de PVC de 1/2 polegada também pode ser usado para abrigar a placa de circuito impresso. Devido a simplicidade do circuito é possível dispensar o uso da PCI e se você quiser miniaturizar o circuito de teste de continuidade poderá usar componentes SMD. Com isso o circuito vai ficar tão pequeno que caberia dentro de uma caneta esferográfica.

Fonte :Revista Eletrônica Total  N° 124 de  Julho de 2007

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]