Home » Ferramentas » Circuito de Wavemeter VHF – UHF

Circuito de Wavemeter VHF – UHF

Wavemeter é um tipo de dispositivo que mede e determina a freqüência de ressonância de um circuito LC, veja um wavemeter de absorção em um outro artigo do site. Este dispositivo eletrônico pode ser usado em equipamentos de rádio para verificar a frequência aproximada de uma fonte de sinal forte, e também para verificar a frequência de saída de um transmissor, tanto a  fundamental quanto as harmônicas.

Muitos radioamadores usam o wavemeter  para verificar a pureza de sinal e a frequência dos seus transmissores QRP caseiros. Além disso ele pode ser usado para detectar transmissores e telefones celulares escondidos.

Wavemeter VHF UHF

É claro que este circuito de wavemeter é apenas para uso didático, já que ele é muito limitado para o uso profissional, podemos ver que ele é bem parecido com um dip meter.

Circuito de Wavemeter VHF-UHF

O funcionamento é simples, ele usa apenas um oscilador que é construído com dois transistores, T1 e T2, que são dois transistores de RF de baixa potência  BF494.

A frequência do wavemeter pode ser ajustada usando C1 que é um capacitor variável de 50pF e Lx que pode ser intercambiáveis de acordo com a necessidade do usuário. Se Lx é indutivamente acoplado com outra bobina LC isso quer dizer que tem a mesma frequência que do wavemeter.

A construção da bobina Lx é simples, ela é feita com 2 voltas de fio de cobre esmaltado de 1 mm (19 SWG) ao longo de 15 milímetros, o wavemeter tem uma cobertura de frequência de 50 até 150 MHz.

O BF494 trabalha com uma frequência máxima de trabalho de 150Mhz, se você quiser medir frequências mais altas troque por um transistor BFR91 que pode chegar até 250MHz tranquilamente.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]