Home » Circuitos » Circuito Localizador de cabos e Fios Elétricos

Circuito Localizador de cabos e Fios Elétricos

Detectar um campo magnético e suas alterações é o princípio de funcionamento de milhares de dispositivos eletrônicos, como o detector de metais entre outros. A partir de um circuito simples podemos aperfeiçoá-lo de acordo com as nossas necessidades, muitas vezes essa é a melhor saída do que desenvolver um circuito eletrônico do zero.

Neste artigo vamos descrever um circuito eletrônico de um detector de campo eletromagnético que é bem sensível à radiação eletromagnética de baixa frequência e irá detectar, por exemplo, escondido uma fiação elétrica ou mesmo o campo magnético gerado por um pequeno um transformador de força.

A captação é feita por um indutor tipo radial, utilizado como uma ponta que responde bem a baixa freqüência e mudanças dos campos magnéticos e elétricos. O campo magnético que rodeia um transformador é ouvido como um zumbido de 50 ou 60Hz, uma dica é que deve utilizar fones de ouvido para melhorar a sensibilidade na detecção.

Localizador de cabos e Fios Elétricos

Circuito Detector de Campo Eletromagnético
Circuito do Detector de Campo Eletromagnético

Abaixo a foto da ponta com a bobina sensora, não esqueça de usar cabo blindado  A bobina usada é de 1mH.

Sensor do Detector de Campo Eletromagnético
Sensor do Detector de Campo Eletromagnético

Qualquer circuito integrado amplificador operacional deve funcionar neste circuito, possivelmente, melhores resultados podem ser alcançados com um amplificador operacional  de baixo ruido tipo FET como o LF351. 

O potenciômetro 2M2 age como um controle de ganho, a sensibilidade deste circuito é boa. Segundo o criador uma fiação enterrado em 2,5 centímetros de gesso pode ser detectada com precisão. O campo magnético de um transformador elétrico pode ser detectada a mais de 10 centímetros.

É necessário uma pequena carga elétrica como uma lâmpada de 20 watts ou similar, para que o localizador de cabos e Fios consiga localizar a origem do campo magnético. Não se esqueça que eletrodomésticos produzem interferências que podem ser ouvidas com a sonda. O campo elétrico em torno de um alto-falante ou fone de ouvido também podem ser ouvidos.

[Fonte & Foto]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]