Home » Ferramentas » Circuito Detector de Eletricidade sem Fio

Circuito Detector de Eletricidade sem Fio

Esse é mais daqueles circuitos bem simples, porém de grande utilidade, principalmente na área elétrica. Ele é capaz de multiplicar milhões  de vezes utilizando apenas 3 transistores, 3 resistores e um LED.

Este circuito eletrônico é de um detector ou  sonda de eletricidade, ela  pode ainda ser utilizado para detectar a presença de alta tensão nos fios e também como um interruptor de toque, nesse caso o LED pode ser substituído com um relê para ligar e desligar um dispositivo (mas apenas quando há algo detectado).

Detector de Eletricidade

 

Este detector é tão sensível que é capaz de detetar fios energizados de corrente alternada da rede elétrica AC a pequenas profundidades na parede ou chão. Ele irá detectar eletricidade estática e qualquer objeto que tenha cargas elétricas.

Para você calcular o ganho deste circuito basta levar e conta que cada transistor BC547 tem um ganho médio de 200 vezes.  O cálculo ficaria assim: 200 x 200 x 200 = 6.000.000 de vezes. Com este resultado podemos ver o motivo de seu ganho excepcional.

O circuito é muito simples e consiste em apenas três transistores, 3 resistores, 1 LED e uma bateria de 9V. Ele tem um ganho elevado por estar os transistores em  Darlington , e a  sonda (copper strip) é um pequeno pedaço de cobre ou de um fio.

[Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]