Home » Circuitos » Circuito Detector de Microondas

Circuito Detector de Microondas

O Circuito apresentado aqui é de um Detector de Microondas, ele tem a função de detectar e  indicar a presença de radiação eletromagnética no espectro de microondas, ou seja na banda de SHF ( Super high frequency – Super Ultra frequência ). A sua utilização é muito ampla e pode ser usada em campo como também na bancada. Com esse detector é  possível testar equipamentos como transmissores, telefones celulares, fornos de microondas ou qualquer aparelho que esteja em sua faixa de frequência.

 

Circuito  Detector de Microondas

 

Seu funcionamento é simples, o sinal de Microondas e captado pela antena receptora W1 e W2, amplificado pelo transistor  VT1, chega ao detector, dois diodos, VD1 e VD2, e depois a um amplificador de AF, o transistor VT2 onde é emitido um sinal sonoro . Segundo os criadores, este  detector radiação eletromagnética de alta frequência tem um alcance que pode chegar a mais de 10 metros, dependendo da potência da radiação emitida.

Detector radiação eletromagnética no espectro de microondas

Circuito Detector de Microondas

 

Como o projeto é Russo, os componentes, principalmente os semicondutores tem uma marcação estranha, mas substitutos podem ser usados, desde que respeitem os critérios do circuito, como ganho, frequência e tensão.

L1 é uma bobina de  5 a 7 espiras de fio esmaltado de  0,3-0,6 mm em uma forma de 6 mm de diâmetro.

 

Circuito Detector de Microondas

 

Os diodos, creio que para começar podemos colocar o BAV99, mas qualquer diodo de sinal de alta velocidade poderá ser experimentado.  O transistor é bem crítico, acho que um substituto para chegarmos a frequência desejada é o BRF92 de até 5Ghz ou BFG591, que pode chegar tranquilamente a 7Ghz.  Estou citando substitutos em SMD pois nesse vídeo abaixo o colega usou  o BRF92 e o BAV99, mas BFG591 pode substituir sem problemas. Veja no fórum as informações postadas por ele.

 

Por esse vídeo é possível ver que o circuito funciona muito bem, tem uma sensibilidade incrível e pode ser feito com componentes comuns.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]