Home » Circuitos » Circuito de Dimmer para LEDs

Circuito de Dimmer para LEDs

Os Leds realmente estão dominando a área de iluminação, e isso é muito bom, já que o consumo do Led é ínfimo se comparado com outros dispositivos emissores de luz. Aqui neste artigo vamos publicar mais um projeto usando Leds, mais um circuito de dimmer dimensionado para trabalhar com LEDs, este tem uma diferença do Dimmer para LEDs e deste Dimmer para LEDs anteriores, é que este dimmer usa um LM317 para controlar a luminosidade do LED.

Este é um esquema muito fácil e útil de um dimmer para LEDs com excelente desempenho e baixo custo. O circuito está usando o circuito integrado regulador de tensão LM317T, que pode também ser usado como um regulador/limitador de corrente para Leds, tal como é utilizado no circuito a deste dimmer.

Ele usa 10 LEDs brancos de alto brilho, mas o número de LEDs pode ser aumentado de acordo com as necessidades do usuário. Como os LEDs estão em paralelo a tensão não precisa ser aumentada se mais LEDS forem adicionados ao circuito.

Dimmer para LEDs

O resistor de 200 ohms variável, pode ser um potenciômetro ou mesmo trimpot, caso queira deixar um determinado brilho como permanente.  Esse resistor é utilizada para controlar a corrente dos LEDs e como consequência  controla a  sua luminosidade. Você pode até mesmo substituir esse resistor variável por um fixo se desejar.

Circuito de Dimmer para LEDs
Circuito de Dimmer para LEDs

A saída de corrente total do LM317 é de 1.5A, mas como podemos ver neste projeto foi usado um resistor limitador de corrente em separado para cada LED, isso irá proteger os LEDs de uma corrente máxima de saída que por ventura seja injetada pelo LM317.  O circuito pode ser ligado  usando uma tensão de 9 a 12 Volts DC que pode vir de uma fonte ou mesmo baterias.

Lista de componentes

R1 – Potenciômetro ou trimpot de 200 Ohms linear
R2 a R11 – Resistores 390 Ohms x 1/4 Watts
D1 – Diodo 1N4007
IC1- Circuito integrado LM317T

Duas modificações interessantes para esse circuito é que em vez de um resistor variável, você coloque uma chave de duas posições com dois resistores previamente testados, um para meia luz e outro para iluminação total.

Outra é para no caso que você queira usar uma fonte de alimentação de 5 ou 6 Volts, para isso você vai ter que alterar os valores dos resistores de R2 a R11 para 290 Ohms. Não esqueça de colocar um dissipador de calor no LM317, já que ele vai ter que dissipar grande quantidade de calor.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]