Home » Circuitos » Circuito Distorcedor de Guitarra – Pedal de guitarra

Circuito Distorcedor de Guitarra – Pedal de guitarra

O pedal de guitarra é um equipamento eletrônico que fica entre o instrumento e o amplificador , muito usado para alterar o som do violão ou guitarra . Ele como o nome mesmo diz, é um pedal (chave liga / desliga – tipo campainha)  que fica no chão na frente do guitarrista e é acionados com os pés.

Existem milhares de tipos de efeitos diferentes de pedal de guitarra, por isso alguns guitarristas usam vários pedais. Neste artigo vou mostrar um circuito de um pedal de guitarra que é o Fuzz, um dos principais para qualquer guitarrista, muito usado pelos conjuntos de Rock nas décadas de 60, 70 e inicio de 80.

Circuito Distorcedor de Guitarra – Pedal de guitarra caseiro

Eletronicamente falando a distorção, o efeito do pedal de guitarra chamado fuzz, basicamente tem a função de deixar os picos de áudio original ceifados de forma reta formando harmônicas com um timbre diferente.

O circuito do pedal de guitarra Fuzz é bem simples e facil de construir, abaixo o esquema.

Circuito Distorcedor de Guitarra - Pedal de guitarra caseiro

 

 

Lista de componentes do pedal de guitarra Fuzz

CI1 – TL071 – ou equivalente
D1 – D2 – Diodo 1N4148 ou equivalente
R1 – R2 Resistor 10k Ohms x 1/8 Watt
R3 – R4 Resistor 100k Ohms x 1/8 Watt
P1 – potenciômetro 100k Ohms
P2 – potenciômetro 100k Ohms –( logaritmico)
C1 Capacitor  100 nF cerâmico ou poliéster
C2 Capacitor 100 μF x 16Volts eletrolítico
C3- C4 – C5 Capacitor 10 μF x 16 Volts eletrolítico

O funcionamento do circuito é bem simples, ele tem como componente principal um circuito integrado,  o CI1 que é um TL071 (amplificador operacional) que tem a função básica de amplificador o áudio, o sinal de áudio tem seu pico limitado em em 0,7 Volts através de dois diodos D1 e D2, que estão na realimentação, “clipando” a forma de onda de saída da saída do CI1.

Os resistores R3 e R4 (ambos de 10K Ohm) fixam em 4,5Volts na entrada positiva do CI1, possibilitando que ele opere com a fonte simples (não simétrica), com isso podemos usar uma fonte de alimentação simples ou mesmo uma bateria de 9 Volts.

Os capacitores  C1, C2 e C3 tem a função de filtrar as linhas de alimentação, já os capacitores C4 e C5 acoplam o sinal de áudio na entrada e saída do CI1.

Os ajustes são feitos pelos dois potenciômetros, o potenciômetro P1 ajusta o nível de clipagem dos picos, ou seja, ele ajusta uma maior ou menor distorção do som. Já o  potenciômetro P2 ajusta o nível de sinal na saída, volume de áudio.

Placa de Circuito impresso do pedal de guitarra Fuzz

Placa de Circuito impresso do pedal de guitarra Fuzz
Placa de Circuito impresso do pedal de guitarra Fuzz lado cobreado

 

Placa de Circuito impresso do pedal de guitarra Fuzz
O teste de funcionamento é feito por S1 que é um interruptor de pressão normalmente aberto (tipo campainha)  sempre que pressionada a chave ( pedal), ele faz com que os diodos D1 e D2 entram em ação no circuito do pedal de guitarra, assim provocando o efeito Fuzz de distorção de áudio.

Não esqueça de usar cabos blindados e blindar também a caixa do pedal de guitarra para evitar captação de ruídos indesejados.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]