Home » Circuitos » Circuito Dobrador de Frequência

Circuito Dobrador de Frequência

Um multiplicador ou dobrador de frequência é um circuito eletrônico que gera uma saída de sinal , cuja a frequência é uma harmônica (múltiplos) da sua freqüência de entrada original. Os dobradores de frequência consistem de um circuito não-linear que distorce o sinal de entrada e, consequentemente, gera as harmônicas do sinal. Depois um filtro de banda seleciona a freqüência harmônica desejada e remove as ​​harmônicas fundamentais indesejadas.

No radioamadorismo são muito comuns os dobradores de frequência. Os dobradores são circuitos simples e a razão dos radioamadores a usarem é simples, e que as frequências destinadas ao radioamador são múltiplos, isso faz com que usando um frequência padrão pode-se obter duas, se o sinal for dobrado por um circuito usando a harmônica.

O dobrador de frequência ou frequency doubler que apresentamos aqui é um circuito simples. A geração de um grande número de harmônicas  requer um dispositivo não linear rápido, no caso usamos um diodo. O diodo mais indicado para uso em dobradores de frequência são os diodos  de recuperação de  passo ( SRD – step recovery diode )  ou varactor, também chamado de diodo varicap.

Dobrador de frequência

Um diodo  SRD  um diodo semicondutor de junção com a capacidade de gerar pulsos extremamente curtos. É também chamado de snap-off diode ou diodo de carga-armazenamento ou memória varactor , e tem uma variedade de usos em microondas como gerador de pulso ou amplificador paramétrico .

O Segredo do Dobrador de Frequência

Na realidade não precisamos comprar um diodo especial para realizar esse projeto, existem diodos comuns que tem a característica de serem um diodo SRD, eu pessoalmente já fiz um dobrador de frequência para VHF com diodos de comutação rápida, 1N4148 e 1N914 com total sucesso chegando praticamente aos 300Mhz.

O circuito acima é de um dobrador de frequência quase idêntico ao que testei, ele usa como componente ativo um diodo 1N4386, o circuito dobra a frequência por meio de suas Harmônicas. O diodo 1N4386 não vai ser encontrado facilmente, ele é um diodo varactor dobrador, isso é, ele é fabricado especialmente para ser um dobrador de frequência, veja o seu datasheet.

As Bobinas

A bobina L1 é formada por 7 voltas de fio 14 Awg em uma fôrma de 2,54 cm de diâmetro e o comprimento total da espira deve ter 2,53 cm. Depois de enrolar a espira estique até que tenha 2,54 cm. A tomada central de L1 saí a partir da metade da segunda espira contado do lado do terra.

Dobrador de Frequência

A bobina L2 é formada de 5 espiras de fio 14 em fôrma de  2,54 cm de diâmetro com espaçamento de modo a ter um comprimento de 3 cm aproximadamente, a tomada centrar em L2, na segunda espira a partir do lado do terra.

Esse dobrador é destinado originariamente para a frequência de 27Mhz usando a segunda harmônica, tendo uma saída de menor perda na frequência de 54Mhz. Como já citei acima o diodo 1N4386  vai ser “difícil de encontrar” então sugiro os testes com os diodos 1N4148 e 1N914.

Não esqueça de no caso de usar os diodos de comutação rápida colocar vários em paralelo e usar inicialmente baixa potência. Em breve estarei publicando o dobrador que fiz com esses diodos.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]