Home » Circuitos » Circuito Eletrônico de Alarme Residencial

Circuito Eletrônico de Alarme Residencial

Para os iniciantes na eletrônica nada mais é tão gratificante que fazer um projeto que funcione, aqui neste  artigo vamos apresentar um circuito eletrônico de alarme residencial que funciona e é de fácil construção.

Faça você mesmo o seu alarme, pois este é um  sistema de alarme residencial bem simples e eficiente. Já mostramos aqui no site vários projetos de alarmes, como nos artigos Alarme de maçanetaCircuito Simples de Alarme Residencial de 5 setoresCircuito de Alarme MiniaturaBarreira de Infravermelho Usando 555, entre outros esquemas de alarmes publicados.

Simples alarme residencial

Este circuito eletrônico de alarme residencial é bem simples, o projeto foi baseado no circuito integrado temporizador 555, apesar da simplicidade ele é bem confiável, com 3 ou 4 destes módulos de alarmes que funcionam independente você pode a cobrir todas as entradas de sua casa.

Ter um alarme simples e montado em casa pode significar mais confiança, porém existe alguns problemas para nosso pequeno projeto, ele tem que ser alimentado, seja por pilhas ou baterias  (isso evita que o sistema de alarme pare de funcionar com a queda de energia) ou fonte.

Alarme residencial simples

Acima o esquema eletrônico do alarme contra roubo, o circuito é muito fácil de construir e o seu custo é bem baixo. Com isso podemos implementar este circuito por toda casa.

Lista de Componentes do Alarme Residencial

R1 – Resistor 1K Ohm x 1/8 Watts
R2 – Resistor 10K Ohm x 1/8 Watts
R3 – Resistor 68K Ohm x 1/8 Watts
C1 – Capacitor Disco 0.01uF
C2 – Capacitor Disco 0.01uF
C3 – Capacitor Eletrolítico 1uF x 25 Volts

O funcionamento deste alarme é simples, o 555 foi usado como um multivibrador astável, assim nós podemos produzir um freqüência contínua que é enviada para o alto-falante que faz um som de alarme no caso do imã se afastar do relé reed.

A tensão de alimentação pode ser de 5 a 15 Volts e o seu consumo é bem baixo, podendo ser usado até pilhas ou bateria de pequena corrente.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]