Home » Circuitos » Circuito Eliminador de pilha e bateria 1.5 Volts usando LM317

Circuito Eliminador de pilha e bateria 1.5 Volts usando LM317

Quando nós acostumamos com fonte de alimentação acabamos por esquecer as pilhas e baterias, mas muitas vezes precisamos de uma pilha AA ou AAA e não temos, então o que fazer.

Neste momento chega a hora de improvisar, e se virar para encontrar uma pilha ou fazer um adaptador de pilha, eu nem penso duas vezes e vou logo ligando o ferro de solda, minha paciência para procurar é curta.

 Eliminador de pilha 1,5 Volts

Circuito de Substituição da bateria 1,5Volts usando LM317

 

Este circuito acima é bem simples, usa apenas 3 componentes e seu coração é o LM317, um regulador de tensão variável. Ele nada mais é que um eliminador de pilha ou bateria de 1,5 Volts, ou seja, uma  fonte de alimentação de 1,5 Volts, de baixo consumo que usa como entrada de tensão uma porta USB do PC ou Notebook.

O adaptador de energia é simples, ele converte a tensão de 5 Volts da  porta USB para  1.5 Volt,  usando o o popular circuito integrado IC1 que é um LM317  e outros poucos componentes.

LM317 é um regulador de voltagem  variável de três terminais capaz de fornecer uma corrente de saída máxima de 1.5 Ampere e uma saída de tensão entre 1.2 Volt a 35 Volts, sem contar que este circuito integrado tem proteção de saída contra curto-circuito, evitando assim queimar em caso de curto-circuito acidental.

lista de componentes do Eliminador de pilha

R1 = Resistor 470 ohm x 1/4 Watt
R2 = Resistor 100 ohm x 1/4 Watt
CI1 = LM317 ou equivalente

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]