Home » Circuitos » Circuito estabilizador para Projetos CMOS usando Diodos

Circuito estabilizador para Projetos CMOS usando Diodos

Muitas vezes precisamos de um simples sistema de estabilização de tensão, principalmente em circuitos CMOS e temos que optar na maioria das vezes por um zener ou mesmo um circuito integrado regulador.  Nesses casos, quase sempre a fonte regulada sai mais trabalhosa e cara que o próprio projeto que está sendo desenvolvido.

Mas existe uma maneira para regular pequenas tensões, onde existe a necessidade, principalmente em circuitos CMOS de manter uma tensão por volta de 3 Volts. É claro que esse exemplo de estabilizador é apenas a título de curiosidade ou mesmo para testes de projetos, ele não adequado para um circuito definitivo.

Estabilizador com diodos para Projetos CMOS

Circuito estabilizador para Projetos CMOS usando Diodos
Circuito estabilizador para Projetos CMOS usando Diodos

Este é um circuito eletrônico que funciona como um estabilizador de tensão para projetos que usem a tecnologia CMOS. Esse circuito usa diodos comuns e um LED para estabilizar a fonte de alimentação.

O circuito de diodos estabiliza a tensão fornecida ao circuito CMOS a partir de uma bateria de telefone celular ou 3 pilhas comuns de 1,5Volts.

D1 e D2 deve dar uma queda de tensão de cerca de 1,5 Volts e  D3 que é um LED que pode diminuir a tensão em cerca de 1,7 Volts. A tabela na imagem acima mostra a tensão de saída s como as quedas de tensão da bateria – Input (entrada) – Output (saída) Led on é LED ligado e off é desligado.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]