Home » Circuitos » Circuito Geofone – Detector de Vibrações Sismo e Tremores

Circuito Geofone – Detector de Vibrações Sismo e Tremores

O geofone é um instrumento de medição que servem para escutar vibrações da terra. No nosso caso  ele serve para registrar ondas sísmicas e tremores,  mas existem o geofone que tem a função de localizar vazamentos subterrâneos.

Apesar do título dizer “Geofone”, este circuito não se trata verdadeiramente de um geofone e sim de um detector de vibrações.

Detector de Terremoto ( Geofone )

Existem inúmeros tipos de geofones, cada um com capacidade, tecnologia e usos diferente. Por curiosidade se este detector tiver uma frequência de trabalho de 14 Hz, ele irá reconhecer com precisão apenas frequências de ondas de tremores a partir deste valor.

Outra característica  consiste na sua capacidade de registrar ondas sísmicas P ou S, ou ainda os dois tipos de ondas.

Detector de passos e vibrações Geofone

O circuito eletrônico acima é de um geofone caseiro, uma especie de detector de vibrações, ele é feito a partir de um imã bem forte, uma bobina de fio e um elástico.

O circuito é sensível o suficiente para detectar as vibrações de um pessoa caminhando nas proximidades. Ele pode ser usado como um detector de vibrações, sismo e tremor.

Ele usa um circuito integrado com dois amplificadores operacionais como comparador de tensão,  a sua saída é digital e pode ser usada acoplada a um microcontrolador.

Esquema em PDF

[Fonte]
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]