Home » Ferramentas » Circuito Gerador de Pulso usando Amplificador Operacional

Circuito Gerador de Pulso usando Amplificador Operacional

Os amplificadores operacionais são verdadeira superferramentas na eletrônica, capazes de servirem a diversos tipos de circuitos com milhares de funções.

A função mais comum é a de comparador, mais até que amplificador de áudio,  já vimos em diversos circuitos sensores e de fonte de alimentação, onde a porta + é comparada com a porta – do amplificador operacional.

Outra função deste componente é servir como oscilador, gerando pulsos, etc. Neste artigo vamos ver justamente esta propriedade do circuito integrado amplificador operacional, mas se quiser saber mais veja no artigo o funcionamento de um amplificador operacional online.

Gerador de Pulso Básico

Circuito Gerador de Pulso Básico usando Amplificador Operacional

Aqui está um circuito gerador de Pulso usando amplificador operacional, é claro que por conta do circuito ser simples, o gerador por consequência é bem básico Também.

O nosso gerador de pulso  tem como base um circuito multivibrador astável , que é oscilador de onda quadrada. Ele usa um circuito integrado que é um duplo amplificador operacional, no caso o desenvolvedor usou o MC1458.

Pinagem do circuito integrado amplificador operacional MC1458
Pinagem do circuito integrado amplificador operacional MC1458

A freqüência de saída do gerador de pulso é definida pelo valor de R1 e C1. O cálculo é :

Freqüência = 1 / (2R1.C1.ln3)

Um exemplo de frequências de saída do gerador de pulso é se o capacitor C1 tiver o valor de 1uF a freqüência de saída é de 8 Hz, se o capacitor for de 0.1uF a saída é de  50Hz, 0.01uF vai ser de 700Hz, 0.001uF de 6KHz.

No caso de querer equivalentes do MC1458, você pode usar o SA1458, MC1558, LM4558, LF353 ou mesmo um par de circuitos integrados 741 comum

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]