Home » Ferramentas » Circuito Gerador de Ruído Branco com apenas um Transistor

Circuito Gerador de Ruído Branco com apenas um Transistor

Este circuito provavelmente parece estar errado, para começar um transistor NPN com a sua base ligada à terra, o emissor ligado à alimentação positiva através de um resistor e o coletor simplesmente sem estar ligado a canto algum. Podemos dizer que esse é um circuito espírita?

Não! Se nós estamos tentando construir um amplificador, com certeza não vai funcionar. Mas se estamos construindo uma forma muito simples de gerador de ruído branco, então este circuito é perfeito e vai surpreender os incrédulos.

Gerador de Ruído Branco
Gerador de Ruído Branco

Gerador de Ruído Branco

Desculpe a brincadeira, Mas a eletrônica é uma ciência tão bacana e maluca que as vezes não dá para evitar de soltar uma piadinha.

A razão pela qual este circuito funciona é que a junção base-emissor do BC548 funciona como um diodo Zener. O que acontece é que a maioria dos transistores NPN de baixa potencia, uso geral, têm uma tensão de ruptura “Veb” de algo em torno de 5 Volts.

Mas se você alimentar  junção com uma tensão maior o transistor vai entrar em colapso momentaneamente, parar, em seguida, começar de novo de uma maneira contínua.

Tudo acontece de forma aleatória e tão rápido que produz uma tensão de saída aleatória para o capacitor 1uF. Basta ligá-lo a um bom amplificador e pronto. Você terá um gerador de ruido branco simples e eficiente.

Caso queira um amplificador para este projeto, faça o amplificador usando o LM386 e se quer um gerador branco mais sofisticado, veja o artigo Circuito Gerador duplo de Ruído Branco e Ruído Rosa

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]