Home » Circuitos » Circuito Indicador de Baixa Tensão de 12 Volts

Circuito Indicador de Baixa Tensão de 12 Volts

O circuito eletrônico descrito neste artigo é um circuito indicador de subtensão de 12 Volts ou seja é um circuito indicador de baixa tensão. Este circuito é ideal para ser usado em sistemas de baterias, como carregadores e sistemas de monitoramento.

Eu costumo costurar vários circuitos para fazer um projeto, como exemplo podemos usar o circuito de indicador de subtensão para acionar um dispositivo sonoro para avisar que a carga da bateria está baixa.

Ou então trocar o diodo zener de 12 Volts por um de 14 Volts, com isso o circuito vai se tornar um indicador de sobretensão.

Circuito indicador de baixa tensão

circuito indicador de baixa tensão

O funcionamento é simples, com este circuito você vai monitorar uma tensão, o led verde L1 acende quando a tensão de entrada for maior do que aproximadamente  12.5 Volts e o led vermelho vai acender quando a tensão de entrada for inferior a 12.5 Volts.

Os componentes do circuito do indicador são simples e podem ser usados peças recicladas. Os transistores são de uso geral e baixa tensão, qualquer transistor deste tipo desde que seja NPN podem ser usados.

Como falei o diodo zener D1 pode ser substituído por outros diodos de valores diferentes, de acordo com a tensão a ser monitorada. Lembre-se que caso a tensão seja muito superior a tensão original (12.5 Volts) deve-se alterar os resistores.

Lista de componentes do circuito indicador de baixa tensão

Q1-Q2-Q3 – Transistor BC547
R1-R2-R3-R5 – Resistor 1 K Ohm x 1/8 Watt
R4 – Resistor 10 K Ohm x 1/8 Watt
D1 – Diodo zener 12 Volts
L1 – Led verde
L2 – Led vermelho

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]