Home » Circuitos » Circuito Indicador de nível de água usando o ULN2004

Circuito Indicador de nível de água usando o ULN2004

O ULN2004 é um circuito integrado que tem matrizes  de transistores  Darlington (7),  que é ideal para fazer a interface entre os circuitos de lógicos e cargas que pode ser motores por exemplo. Suas entradas são compatíveis com tecnologia TTL e CMOS,  tem uma corrente máxima de saída de 500mA e uma tensão máxima de 95Volts.

O ULN2004

Muito usado com Arduino para gerenciar motores de passo e para fazer a interface entre circuitos lógicos de baixo nível e várias cargas de alimentação para periféricos, a alta-tensão e de alta corrente , são matrizes Darlington que apresentam um carga contínua de corrente de até 500 mA para cada uma das suas saídas.

Datasheet ULN2004

Indicador de nível de água

Esse é um indicador de nível de líquidos eletrônico muito simples, ele usa o circuito integrado CMOS ULN2004, que é composto de 7 canais de matrizes usando transistores em Darlington como vimos acima. Cada canal pode ter uma corrente de trabalho de 500 mA e suportar picos de corrente de 600 mA.

Indicador de nível de água
Indicador de nível de água

Este indicador de nível de água com ULN2004 é muito simples e requer poucos componentes eletrônicos. O funcionamento é simples, como o aumento do nível de água no tanque, a água entra em contato com as pontas P1 a P7 e assim, fazem com que os pinos dos 7 canais acendam seus LEDs em sequência.

Ao atingir o pino P7, o último pino e que está no nível mais alto, um  buzzer BZ1 é acionado para avisar que o nível máximo foi atingido. Podemos colocar no lugar do buzzer um relé e com mais algumas adaptações podemos fazer  com que o circuito ligue e desligue uma bomba de água automaticamente.

A fonte de alimentação pode ser entre 9 Volts e 12 Volts e a corrente pode ser de menor que 1 Ampere. Os LEDs de 1 a 6 são verdes e o LED 7 deve ser vermelho.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]