Home » Tecnologia » Circuito Indicador e Adaptador de corrente ajustável para Carregadores de Bateria

Circuito Indicador e Adaptador de corrente ajustável para Carregadores de Bateria

A maioria dos carregadores de baterias atuais já tem esses dispositivos, mas os antigos carregadores de NiCd não tem um Indicador de Carregamento, mas ele é bem útil.

Alias qualquer dispositivo de aviso luminoso é útil, mesmo para avisar que acabou a carga da bateria.

Muitas vezes deparamos com baterias com tensão e corrente desconhecidas, ou por exemplo, uma bateria tem uma tensão rara, que exija uma corrente muito maior do que a carga que pode ser fornecida pelo carregador. Nestes casos, podemos recorrer a um adaptador de corrente ajustável (por exemplo, um adaptador de 500 mA).

Esta é  provavelmente a forma mais barata de fornecer a tensão e corrente  necessária para carregar a bateria, sem a necessidade deter que comprar outro carregador.

 Adaptador de corrente ajustável

Circuito Indicador e Adaptador de corrente ajustável para Carregadores de Bateria

Você deve ter uma ideia da corrente de carga, no caso de você usar um adaptador que é ajustável, você pode ajustar a corrente, variando a tensão de saída.

Outro fator importantíssimo é que você  tem que saber se a corrente realmente flui através da bateria, um indicador de corrente é, portanto, muito mais útil que um  indicador de tensão.

Já usando o circuito mostrado aqui acima, o LED acende quando o potencial do transistor base – emissor excede cerca de 0,2 Volts. Utilizando uma resistência de 1 Ohm como sugerido isto acontece a uma corrente de cerca de 200 mA, ou cerca de 40 mA, se R1 é alterado para 4,7 Ohm.

A queda de tensão provocada por este indicador não pode nunca exceder a tensão de base-emissor ( UBE ) do transistor, ou cerca de 0.7 Volts.

Mesmo que a corrente através de R1 continue a aumentar para além do nível em que UBE = 0,7 Volts, a base do transistor deve “absorver” o excesso de corrente.

O transistor usado pelo desenvolvedor do projeto é o BU406, ele foi sugerido aqui por ser capaz de aceitar as correntes de base até 4 Ampere sem problemas.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]