Home » Circuitos » Circuito Indicador Regulável de Bateria Fraca

Circuito Indicador Regulável de Bateria Fraca

O circuito que vou apresentar aqui é bem simples, ele tem como componente eletrônico principal o amplificador operacional 741. O circuito abaixo é de um indicador de bateria fraca, ele consiste em um amplificador operacional lm741 configurado como um comparador de tensão, usando um diodo zener como referência de tensão padrão.

Este circuito pode ser adaptado para trabalhar com baterias e fontes de tensão entre 6 Volts e 18 Volts, e a única mudança necessária seria um a substituição do diodo zener com uma menor tensão que a ser medida, você também pode trocar o resistor de limitação de corrente por um de menor valor no caso da tensão de trabalho da bateria ser abaixo de 9 Volts e um maior para tensões mais elevadas.

Indicador de nível de Bateria ou Bateria Fraca

Indicador de Bateria Fraca Regulável

O ajuste fino da tensão é feito pelo R2 que pode ser um trimpot de 100 K Ohm, ele determina o ponto exato onde o LED vai acender. Você pode substituir o Led por um relé acrescentando um transistor como driver.

Você também pode usar este circuito para acionar outros dispositivos ou mesmo um microcontrolador como um PIc ou Arduino.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]