Home » Ferramentas » Circuito de Injetor de Sinais

Circuito de Injetor de Sinais

O que é um Injetor de Sinais? Um injetor de sinal ou sinais é uma ferramenta, um dispositivo eletrônico gerador de áudio/RF de baixa frequência usada na eletrônica para auxiliar na detecção de defeitos em aparelhos eletrônicos. O seu uso se estende ​​na criação, testes, resolução de problemas e reparação de aparelhos eletrônicos ou eletroacústicos.

O injetor de sinal tem o formato de uma caneta e normalmente tem alimentação própria, uma ou duas pilhas AAA de 1,5 Volts.

Como vimos ele não deve se limitar apenas ao uso nas bancadas de consertos ou manutenção, pois ele também é muito útil no desenvolvimento ou montagem de circuitos eletrônicos por profissionais ou hobbistas.

O Injetor de Sinais

Injetor da audio

O Injetor de sinais é uma das ferramentas mais importantes de um técnico eletrônico, apesar de ser um equipamento simples, com ele se é capaz de localizar problemas em linhas de áudio ou RF em equipamentos eletrônicos.

Na realidade ele é um oscilador ( gerador ), um multivibrador astavel,  de baixa frequência , uma saída de forma de onda quadrada com uma frequência fundamental de cerca de 2 kHz + ou – . O injetor de sinal  é rico em harmônicas e podem proporcionar batimento quando injetado em qualquer amplificador de áudio ou receptor de rádio até cerca de 20MHz.

O injetor é usado para injetar um sinal em um circuito defeituoso, seguir, detectar partes com defeitos em etapas de áudio e assim verificar em qual ponto ele para de ser amplificado e onde está o defeito.

Este esquema eletrônico abaixo é de um injetor de sinal tradicional que usa apenas uma pilha de 1,5 Volts, podendo ser montado em forma de caneta para facilitar seu uso em placas de circuito impresso e dentro de caixas de difícil acesso.

 

Injetor de Sinais

Lista de componentes do injetor de sinal

R1, R4 resistor 1K Ohm x 1/8 W
R2, R3 resistor 39K Ohm x 1/8 W
C1 capacitor 5000pF/50V
C2, C3 capacitor 3000pF/50V
TR1  e TR2 Transistor  FCS9012 , ou qualquer transistor PNP de uso geral

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]