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Circuito Isolador de Baterias – Ligando duas ou mais baterias

Os veículos comuns possuem apenas uma bateria, chamada de bateria veicular, esta bateria fornece energia suficiente para dar partida no motor e fazer com que o sistema elétrico do veiculo funcione perfeitamente por um breve espaço de tempo, sem a necessidade de ser carregada.

Este tipo de bateria é projetada exclusivamente para fornecer uma alta corrente em poucos segundos, isso é  devido ao acionamento do motor de partida.  Este tipo de bateria não é usada para ciclos de descarga profunda frequentes, já que o alternador depois que o veiculo é ligado fornece energia para o sistema elétrico do veiculo e carregando a bateria novamente.

No entanto,  em alguns caso um veículo pode possuir duas baterias, uma para seu sistema de partida e outro para um sistema paralelo, este é o caso dos motor homes, campervans, trailers, barcos, etc. Estou justamente em um projeto destes, o Buga e Tuga, que é a construção de um motorhome.

Esta outra bateria geralmente é diferente da veicular, ela é chamada de bateria estacionária, e tem um funcionamento diferente da veicular, já que é capaz de fornecer uma corrente por um longo período de tempo.

Para aproveitar e carregar a bateria estacionária usando o alternador basta ligar uma bateria na outra em paralelo, mas não é aconselhável a ligação direta, pois em caso de problema as duas baterias irão se descarregar. Sem contar a questão de equalização de cargas, e mesmo o comprometimento da bateria durante a partida do veiculo.

Uma solução é um isolador de bateria, ou seja um circuito capaz de isolar, mas ao mesmo tempo unir as duas baterias.

Circuito Isolador de Bateria

Isolador de Baterias
imagem ebay.com

Uma saída simples, é usar um diodo, podemos aproveitar uma função do diodo que permite que a corrente flua apenas em uma direção, do sistema elétrico do veiculo para a bateria estacionaria, e nunca no sentido contrario.

Ou sistemas mais complexos como veremos abaixo.

Circuito Isolador de Bateria ligado ao alternador

O primeiro circuito isolador de baterias é bem simples,  utiliza dois diodos. Como mostrado abaixo, estes diodos permitem que o alternador do veiculo carregue as duas baterias ao mesmo tempo, sem o contato direto uma com a outra.

Isolador de Baterias

Circuito Isolador de Bateria ligado a bateria principal com a bateria estacionaria

Já na versão abaixo usando dois relés é possível definir o sentido que flui a tensão, quando é aplicada uma tensão em S1, RL1 é acionado e deixa passar tensão da Bateria 1 para a bateria 2,  quando é aplicada uma tensão em S2, RL2 é acionado e deixa passar tensão da Bateria 2 para a bateria 1,  quando S2 e S1 estão com tensão as baterias estão em curto e quando S2 e S1 estão desligados as baterias estão totalmente isoladas.

Circuito Isolador de Bateria

Problemas com um isolador de bateria

Há alguns problemas associados ao uso de um isolador de bateria que não podemos deixar de lado, e que deve ser levado em conta.

Existe uma queda de tensão quando a corrente elétrica passa através do isolador da bateria, principalmente neste isolador baseado em diodos. Embora isso possa parecer insignificante, uma queda de em média 0.6 volts é importante quando se trata de carregamento de baterias de chumbo-ácido ( estacionaria ou veicular).

O alternador produz uma tensão que é ideal para o carregamento da bateria, a queda ocasionada pelo diodo pode alterar a tensão e esta condição pode levar a uma bateria subcarregada e, assim, causar danos permanentes na bateria a longo prazo. Este ponto negativo pode ser facilmente contornado utilizando um segundo carregador esporadicamente, como o solar ou o normal.

Já que o alternador do veiculo é dimensionado para carregar apenas uma bateria, a adição de mais uma bateria vai aumentar consideravelmente o tempo de carga das baterias, então este isolador é ideal para o uso em veículos de médio e longo percurso.

Obs:  Os diodos são todos com a tensão e corrente desejada para o carregamento da bateria, os relés são de 12 Volts e os contatos  também deve ter uma corrente compatível com a corrente de carregamento

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