Circuito Isolador para ponta de Osciloscópio

A entrada de sinal de um osciloscópio não é tão problemática, posso dizer que em cada 15 osciloscópios que consertava apenas um tinha a entrada queimada, que poderia ser o FET ou mesmo os resistores. É claro que quanto menos experiência com o osciloscópio, mais são as chances de cometer um vacilo e queimar o equipamento.

Em Alguns trabalhos a utilização do osciloscópio é extremamente arriscada, porém necessária. Nestes momentos uma saída bem útil para evitar problemas e até a queima da entrada do osciloscópio seria o isolamento da ponta do osciloscópio. Isso poderia deixar o osciloscópio mais seguro e livre de ser queimado mesmo se a ponta fosse encostada numa saída vertical de uma TV antiga, por exemplo.

Isolador para ponta de Osciloscópio

O autor deste projeto tinha um grande problema, ele trabalhava com circuitos telefônicos em funcionamento, ou seja, ligado à linha telefônica. O problema surge quando um telefone ou outro aparelho é tirado do gancho, segundo ele, um lado da linha flutua a cerca de -22 volts e do outro lado sobre a -30 volts.

Circuito Isolador para ponta de Oscilocopio
Circuito Isolador para ponta de Osciloscópio

A solução foi construir uma ponta de osciloscópio especial, que permite a ligação a circuitos flutuantes, sem causar problemas. O projeto eletrônico é baseado no uso de um acoplador ótico, que permite a isolação entre a ponta de prova e o osciloscópio. Uma vez que este dispositivo responde a ambas as polaridades, um diodo externo foi adicionado para evitar tensões negativas.

A entrada tem uma chave com 2 posições, 1 por 1, 10 para 1, igual o que ocorre com as pontas de prova de osciloscópios comerciais. A chave liga/desliga do circuito foi suprimida pelo fato de quando a ponta estiver fora do osciloscópio não vai ter consumo.

É claro que esta ponta é uma solução que o autor encontrou para seu problema, mas existe um fator bem ruim para essa ponta, ela não é linear, a bateria na entrada da ponta foi justamente colocada para ajudar a compensar dando um viés inicial para a entrada do acoplador ótico.

A não-linearidade da ponta isoladora não é tão ruim em tensões de até 5 volts, acima disso, não é muito útil. Mas dependendo de onde a ponta vai ser usada essa é uma saída bem simples e barata.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário