Home » Circuitos » Circuito Jammer – Bloqueador de Telefone Celular

Circuito Jammer – Bloqueador de Telefone Celular

A palavra Jammer vem sendo pouco pronunciado, mas muito usado atualmente principalmente aqui no Brasil. Você já deve ter ouvido falar em ” chupa-cabra ” ou ” Capetinha “, pois é, Jammer nada mais é que um bloqueador, e o capetinha é um Jammer de Telefone Celular ou seja, um bloqueador.

Estes equipamentos apesar de proibido são vendidos livremente em sites de contrabando como o Mercado Livre, principalmente em anúncios que dizem bloquear acesso a redes sociais, whatsapp, etc. Nestes anúncios inocentes estão escondidos estes aparelhos que são usados na maioria das vezes para cometer crimes.

Jammer

O Jammer é um aparelho eletrônico destinado a bloquear um determinado sinal (luz , rf , etc) criando um ruído capaz de interferir, embaralhar e bloquear este sinal. O Jammer tem origem militar mas a ideia acabou vindo para as mãos dos civis e posteriormente para os criminosos.

bloqueador capetinha

Quando digo que Jammer é um bloqueador, quero dizer que ele não é necessariamente um bloqueador de telefone celular, ele pode ser desenvolvido para bloquear um controle remoto por infravermelho, um transmissor de FM ou qualquer tipo de transmissor.

Neste artigo vamos mostrar um circuito eletrônico de um Jammer que suprime o sinal de um telefone celular, desde que trabalhe na frequência de 800 MHz. O circuito é meramente educativo, para nós eletrônicos é uma maneira de conhecer o princípio de funcionamento.

Através deste artigo podemos ver que a utilização de bloqueadores de telefone celular em presídios não é uma questão técnica e sim politica.

Circuito Jammer – Bloqueador de Telefone Celular

bloqueador de telefone celular

O esquema acima mostra a simplicidade do circuito, três componentes principais fazem todo o circuito funcionar. Primeiro temos um oscilador a cristal de 45 MHz saída TTL, que é um clock oscillator muito usado em placas de PC antigos.

Os 45 Mhz são filtrados pelo circuito LC e enviados para uma porta LO de um DBL (Double Balanced Mixer) um MCL ADE-1ASK  da Mini-Circuits, mas qualquer DBL que responda até 1 Ghz pode ser usado.

Na entrada de RF do DBL é colocada uma antena para captar o sinal de telefone celular nas imediações, já na saída IF vai para um amplificador de RF monolítico ( monolithic amplifier ) também da Mini-Circuits, o amplificador usado é o VNA-25.

Jammer - Bloqueador de Telefone Celular

O VNA-25+ é um amplificador de RF monolítico que tem uma faixa de operação de 500 Mhz a 2.5 GHz, que tem a grande vantagem de não precisar de componentes externos e uma potencia de saída maior que  +18.2 dBm (veja o datasheet do VNA-25).

O funcionamento é simples, o sinal de RF local que deve ser de mais ou menos 800 MHz é captado pela antena e um sinal de ruido mais forte, superior a 15 dBm é transmitido pela segunda antena.

A frequência de diferença dos sinais de entrada e saída do telefone celular, sintonizado na frequência de 800 MHz, é exatamente 45 MHz e isso vai bloquear o seu sinal.

Bloqueio de Telefone Celular

Com esse sistema de bloqueador de telefone celular ( Jammer )  se alguém tentar falar ao telefone celular,  apenas o sinal de telefone é enviado, e  não vai ouvir nada, exceto a sua voz.

bloqueador de rastreador

Lembre-se que este bloqueador pode interferir em dispositivos rastreadores de veículos, dispositivos de navegação GPS ou qualquer sistema que opere na faixa de 800 Mhz.

Como já expliquei, este circuito é meramente educativo e seu uso é apenas dentro dos limites legais, leia os termos do site.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]