Home » Circuitos » Circuito de Lápis Musical – Sintetizador de Som Eletrônico

Circuito de Lápis Musical – Sintetizador de Som Eletrônico

Circuito de Lápis Musical

 

Esse é o Drawdio (Desenha + áudio), um lápis Musical, ou simplesmente, um simples sintetizador de som eletrônico construído sobre um lápis. O circuito do Drawdio gera um tom musical com uma frequência que varia de acordo com a resistência entre dois pontos, um é o fio enrolado em torno do lápis, um sensor, que está em contato com a mão que segura o lápis e a outra é a trilha de grafite que está desenhada no papel. Quando você mantém Drawdio em sua mão, o seu corpo passa a fazer parte do circuito resistivo, e você pode fazer todos os tipos de truques divertidos, como desenhar um piano e tocar um pouco de música em cima do papel!

 

sintetizador de som eletrônico

 

O circuito deste Lápis Musical (Sintetizador de Som Eletrônico) é baseado no circuito integrado temporizador 555. O idealizador para economizar espaço em baterias, usou uma versão de baixo consumo de energia do 555 que é alimentado por apenas 3 volts. A frequência dos impulsos gerada no 555, que funciona com um ástavel, é controlada alterando os valores dos resistores e capacitores ligados aos pinos 2 e 7.

O legal é que o corpo e a linha de grafite formam um circuito resistivo, a freqüência de saída do 555, naturalmente, varia de acordo com essa resistência mudando o tom de áudio. O transistor amplifica os pulsos, que é enviada a um pequeno alto-falante.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]