Home » Ferramentas » Circuito Medidor de Intensidade de Campo para Transmissores de FM

Circuito Medidor de Intensidade de Campo para Transmissores de FM

Para quem gosta de radiofrequência, principalmente na construção de transmissores de RF, um dos problemas é o ajuste dos transmissores. Para se ter um bom rendimento, evitar realimentação e possíveis superaquecimentos dos transistores é necessário que o transmissor esteja bem ajustado e construído.

Um transmissor mal ajustado não só diminui a distância de transmissão, como ainda pode causar interferências indesejáveis em outros aparelhos devido a formação de frequências harmônicas.

Para quem quer construir transmissores é necessário algumas ferramentas e instrumentos especiais como carga fantasma de RF, frequencímetro, wavemeter, wattimetro, medidor de intensidade de campo, etc.

Circuito Medidor de campo para transmissores de FM

Neste artigo vamos mostrar um circuito bem simples de um medidor de intensidade de campo desenvolvido para trabalhar na frequência de FM, ou seja, de 80 a 110 Mhz.

O medidor de intensidade de campo, como o próprio nome diz, é capaz de medir a intensidade de sinal emitida por um transmissor, com isso podemos ajustar para um maior nível de transmissão.

Circuito Medidor de campo-para transmissores de FM

O circuito do medidor de intensidade de campo acima é super simples, ele pode não ser sensível o suficiente e ele pode não funcionar bem para uso profissional. Ainda assim, é barato e rápido de construir.

O potenciômetro R3 ajusta  sensibilidade do medidor de intensidade de campo, a antena deve ter de 15 a 50 cm de comprimento para suprir o problema de sensibilidade do circuito do medidor.

Esta é uma ferramenta muito útil para quem gosta de radiofrequência, mas tenha em mente que ele deixa a desejar na sensibilidade, é muito limitado. Para quem quer fazer experiencias com transmissores de FM e não quer gastar dinheiro com instrumentos de medição ele é ideal.

Fonte: eletronica.com

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]