Home » Ferramentas » Circuito Medidor Linear de RF

Circuito Medidor Linear de RF

Podemos encontrar circuitos integrados praticamente para tudo, centenas de milhares de CIs povoam a eletrônica, alguns tem funções bem interessantes, este aqui que vou mostrar é um deles.

A National Semiconductor, atual Texas Instruments  é a fabricante do circuito integrado LMV225 que é um CI medidor linear de potência de RF.

Ele pode ser usado na faixa de freqüência de 450 MHz a 2 GHz e requer apenas quatro componentes externos para efetuar a medição, por falar em medição ela tem o mesmo padrão por tensão usada no sensor de temperatura LM35.

Circuito Medidor Linear de RF

Circuito Medidor Linear de RF

Os componentes externos tem funções básicas, o capacitor de acoplamento de entrada isola a tensão de CC do circuito integrado a partir do sinal de entrada, o resistor realimenta e os outros capacitores desacoplam.

Abaixo a tabela de medição do CI e saída, dBm /mW /Tensão

Circuito Medidor Linear de RF

A saída, que tem uma impedância relativamente elevada, proporciona uma tensão de saída que é proporcional à potência do sinal, com uma inclinação de 40 mV / dB.

A saída é de 2,0 V a 9 dBm e 0,4 V em dBm -40. Um nível de 0 dBm corresponde a uma potência de 1 mW em 50 R.

Se utilizar um divisor de tensão poderá trabalhar com potências superiores, um Arduino, PIC ou outro microcontrolador poderá ser usado para imprimir de maneira digital a potência de saída em Watts.

O circuito integrado LMV225 não sai por mais de U$ 2,00.

Datasheet do LMV225 [Aqui] [Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]