Home » Circuitos » Circuito Megafone Simples

Circuito Megafone Simples

Este circuito mostrado aqui é bem simples, ideal para iniciantes, porém utiliza um componente um tanto raro nos dias atuais. O componente crítico é o microfone, ele tem que ser uma capsula de carvão, destas usadas em telefones antigos. Para quem mora nos grandes centros, com certeza conseguira encontrar.

Um megafone nada mais é que um aparelho que tem a forma de cone que é utilizado para amplificar a voz, ele é muito usado em manifestações e eventos ao ar livre. Ele é um circuito constituído de um microfone, um amplificador e um alto-falante.

O circuito deste megafone é simples, o som gerado pelo microfone é amplificado apenas pelo transistor Q1 que é um transistor 2n3055 e enviado a um auto-falante de 8 Ohms.

megafone simples

Você tem que usar somente o microfone de carvão,  outro tipo de microfone como o dinâmico ou eletreto não irá funcionar, mas pode ser adaptado, isso se o usuário incorporar um pequeno amplificador entre o microfone e o transistor Q1.

Para alimentar o circuito do megafone você pode usar uma bateria  de 9 Volts ou  pilhas comuns. Para acionar o megafone basta apertar S1 que é um interruptor de pressão, ele vai ligar a alimentação somente no momento de você falar, assim poupando a bateria.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]