Home » Circuitos » Circuito de Orientação Solar para Painel Solar Fotovoltaico

Circuito de Orientação Solar para Painel Solar Fotovoltaico

Com o preço das placas de silício para captação de energia solar baixando a cada dia, a popularidade desses componentes vem aumentando e com isso a necessidade de circuitos eletrônicos para controle de carga e carregamento de bateria  baseados em células de energia solar.

As células solares fixas tem que ser bem posicionadas, assim são capazes de captar o máximo da energia solar, mas existe alguns problemas, ao fixar podemos estar ajustando as placas para aquela determinada parte do ano, mas o Sol muda ao passar do tempo, um bom ajuste para junho não quer dizer um bom ajuste em Janeiro, com isso iremos ter perdas significativas de captação de energia.

Sistema de Placa Solar direcionada para o Sol eletronicamente

Mas existe uma solução, um circuito de orientação solar, que é uma espécie de detector de Sol que é capaz de posicionar a placa solar em um ponto mais iluminado e com isso conseguindo um maior aproveitamento da luz solar na transformação em energia elétrica.

Claro que esse tipo de circuito descrito aqui é um dos mais simples e utiliza apenas um motor que vai rotacionar a placa horizontalmente, mas existem circuitos eletrônicos destinados a rastrear o Sol que são mais complexos, alguns são microcontrolados e fazem o eixo X/Y, ou seja rodam a placa horizontalmente como também inclinam a placa para uma maior captação de luz. Em breve vou publicar um desses que usa um Arduno UNO como controlador.

 Circuito de Orientação Solar para Placas de energia Solar

Sistema de Orientação Solar para um Rotor
Circuito de Orientação Solar para um Rotor

Este é um sistema muito simples que é destinado para a orientação solar que pode ser usado para carregar baterias, ou para várias aplicações que usam placas de energia solar. Ele nada mais é que um detector de luz que procura um ponto onde a luz é mais intensa. São dois LDR (Resistores sensíveis a luz) que estão ligados a dois amplificadores operacionais (A1 e A2 ) que é um LM324.

O circuito de orientação solar usa um comparador com controle de janela, parado enquanto os dois do LDR são submetidos à mesma iluminação. Neste caso, a metade da tensão é aplicado à entrada de não inversão de A1 e A2.

Quando mudanças de posição do sol afetam os LDR R1 e R2,  tornando-as iluminados diferentemente, a janela da tensão de entrada do comparador não é a metade da tensão de alimentação, ai a saída do comparador  gera informações para o motor girar para a esquerda ou direita dependendo do LDR afetado.

Os potenciômetros ou trimpots  P1 e P2 são usados ​​para os ajustes, ele deve ser feito com os dois LDRs recebendo a mesma intensidade de luz. Esse ajuste deve ser feito com cuidado, já que é ele que vai configurar o perfeito funcionamento do sistema. Como já expliquei, esse dispositivo só permite que o painel solar gire em um único plano, você deve ajustar a inclinação de acordo com a região que você mora.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]