Home » Ferramentas » Circuito Oscilador de onda Senoidal

Circuito Oscilador de onda Senoidal

Uma onda senoidal é muito difícil de ser conseguida devido a sua complexidade de construção, essa dificuldade é vista nos inversores de tensão de onda senoidal pura, que são mais caros e raros. Basicamente uma onda senoidal é uma curva matemática que descreve uma suave oscilação.

Estas ondas senoidais ocorrem muito frequentemente na natureza, como nas ondas do oceano, no som ou na luz. Em eletrônica a onda senoidal é a forma de onda mais utilizada, ela por exemplo é usada na portadora das modulações de rádio. Abaixo um exemplo gráfico de onda senoidal.

Onda senoidal modificada e onda senoidal pura

Muito se fala em onda senoidal modificada e onda senoidal pura, a diferença é simples, a  onda senoidal  pura é como a vista acima, uma senoide mesmo, aredondada, já a onda senoidal modificada tem ângulos mais retos, a onda é meio retangular e não tão perfeita com visto acima.

O Circuito gerador de onda Senoidal

Esse circuito descrito neste artigo é um oscilador de onda senoidal que usa circuitos integrados amplificadores operacionais que trabalham na oscilação de retorno (feedback positivo), ou seja, da saída de oscilação para a entrada.

Esse oscilador é chamado de ponte Wien e é um circuito muito frequentemente utilizado para gerar onda senoidal pura.

Oscilador de onda Senoidal

 

O oscilador de onda Senoidal é um oscilador difícil de ser feito devido à distorção do sinal de oscilação, diferente do oscilador de onda quadrada ou  oscilador de onda triangular (dente de serra).

No caso de C = C1 = C2, R = R1 = R2, dão a frequência de oscilação e podem ser calculadas através da seguinte fórmula.

Formula Oscilador de onda Senoidal

O exemplo do circuito que foi feito esse tempo é mostrado abaixo.
f = 1 / (2 x 3,14 x 0,01 x 10 -6 x 15 x 10 3 )

f = 1 / (0,942 x 10 -3 )

f = 1,062 x 10 3

f = 1.062 Hz

A frequência real do circuito foi de 900 Hz .Veja também o artigo Circuito para Converter Inversores de Onda Quadrada para o Inversor de Onda Senoidal

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]