Home » Circuitos » Circuito Pisca-Pisca de 200 Watts

Circuito Pisca-Pisca de 200 Watts

Esse é um circuito de um Pisca-Pisca de até 200 Watts de potência, mas que pode ser aumentado de acordo com as necessidades do usuário. A frequência e a velocidade do piscar da lâmpada pode ser ajustado entre 1 Hz a 5 Hz, ou seja entre 1 a 5 piscadas por segundo. Ele utiliza o circuito integrado LM555, um acoplador ótico que isola o circuito AC do circuito 555, protegendo quanto a qualquer eventual problema.

A comutação é feita através de um  TIC226 que é um TRIAC que suportas correntes até 8 Ampere,  o TRIAC é utilizado justamente para controle de potência em circuitos alimentados por corrente alternada (AC). Não esqueça que nesse estagio a isolação é muito importante, já que vai trabalhar com uma tensão e corrente bastante alta. É aconselhável que o  TRIAC  seja montado em um dissipador de calor bem isolado.

Circuito Pisca-Pisca de Potência

Circuito Pisca-Pisca de 200 Watts
Circuito Pisca-Pisca de 200 Watts
Os ajustes são feitos pelos resistores variáveis ( potenciômetro ou trimpot ), PR1 para ajustar a velocidade de piscar e o resistor variável PR2 que faz o ajuste do ciclo de trabalho do pisca. As dimensões da PCI é de 36 mm x 68 milímetros.

O componente mais critico é o acoplador ótico MOC3021, mesmo assim é possível encontrar aqui no Brasil sem problemas. Já o TRIAC é facilmente encontrado, caso queira aumentar a potencia é só substituir o TRIAC por um de maior valor ou fazer mais módulos de potência a partir do acoplador ótico.

Layout da placa de circuito impresso do pisca-pisca

Layout de Placa de circuito impresso do pisca-pisca
Layout de Placa de circuito impresso do pisca-pisca

A entrada DC da fonte de alimentação é bem ampla e pode variar  de 6Volts a 12Volts DC (V+  e V-) . A saída suporta uma carga de até 200 Watts, que pode ser uma ou várias  lâmpadas.

Apesar de ser dito que esse circuito suporta até 200 Watts, eu de minha parte recomendo que a carga seja de cerca de 100 Watts, no máximo de  150 Watts. Não use a carga mais elevada do que por exemplo, uma lâmpada halógena de 200 Watts.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]