Circuito Receptor Regenerativo Simples de 80m ou 40m

Muitos usuários reclamam da dificuldade de encontrar circuitos simples para construir um rádio, especialmente para escutar as frequências dos radioamadores, principalmente a banda de 40 Metros e 80 Metros.

Estas frequências são baixas, e vão de 3.500 Khz a 3.800 Khz no caso de 80 Metros e de  7.000 Mhz a 7.300 Mhz em 40 Metros. Por ser de baixa frequência, isso dificulta a construção de uma boa antena, mas por outro lado ajuda na construção de um bom receptor, que pode até ser regenerativo (mais simples).

O receptor regenerativo basicamente permite que um sinal de rádio pode ser amplificada muitas vezes pelo mesmo dispositivo ativo. Ou seja, transistor com sua saída ligado à sua entrada através de um ciclo de realimentação.

Este circuito regenerativo é bem antigo, foi inventado em 1912 e patenteado em 1914, mas continua atual, principalmente em montagens QRP ( montagens de baixa potência usado pelos radioamadores ).

O receptor regenerativo tem uma tendência em receber interferências, por este motivo na década de 1930 o receptor regenerativo foi substituído por outros circuitos de receptores e acabou em poucos anos de tornando obsoleto comercialmente.

Receptor Regenerativo Simples de 80m ou 40m

80m ou 40m Receptor Regenerativo Simples

Este é um projeto eletrônico simples, capaz de ter excelentes resultados, ele é um receptor de regeneração, se você nunca construiu nenhum receptor, este é um que você vai construir fácil.

O circuito descrito é simples e tem muitas limitações em sensibilidade e seletividade, mas é capaz de receber sinais de radioamadores (40m ou 80m), em SSB e CW, e como saída usando um pequeno fone de ouvido de cristal. Ele terá uma saturação se existirem estações de AM forte disponível na banda de radiodifusão de 41m principalmente durante a noite.

L1 é um pequeno toróide  T50-2 (vermelho), com cerca de 18 a 20 voltas (40m) ou 35 a 40 voltas (80m), no enrolamento principal ligados ao FET com um único circuito de acoplamento virado para a ligação da antena.

O center tape é de cerca de 20% do enrolamento principal. C1 é ajustado para definir o rádio para a banda de 40m e C2, em seguida, age como um ajuste fino dentro da banda.

A alimentação de 12 a 14V,  R2 deve ser aumentado a 5K6 ou 6K8 a saída será mais alta e sensibilidade semelhante a -100dBm (cerca 2uV).

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário