Home » Circuitos » Circuito Receptor Regenerativo Simples de 80m ou 40m

Circuito Receptor Regenerativo Simples de 80m ou 40m

Muitos usuários reclamam da dificuldade de encontrar circuitos simples para construir um rádio, especialmente para escutar as frequências dos radioamadores, principalmente a banda de 40 Metros e 80 Metros.

Estas frequências são baixas, e vão de 3.500 Khz a 3.800 Khz no caso de 80 Metros e de  7.000 Mhz a 7.300 Mhz em 40 Metros. Por ser de baixa frequência, isso dificulta a construção de uma boa antena, mas por outro lado ajuda na construção de um bom receptor, que pode até ser regenerativo (mais simples).

O receptor regenerativo basicamente permite que um sinal de rádio pode ser amplificada muitas vezes pelo mesmo dispositivo ativo. Ou seja, transistor com sua saída ligado à sua entrada através de um ciclo de realimentação.

Este circuito regenerativo é bem antigo, foi inventado em 1912 e patenteado em 1914, mas continua atual, principalmente em montagens QRP ( montagens de baixa potência usado pelos radioamadores ).

O receptor regenerativo tem uma tendência em receber interferências, por este motivo na década de 1930 o receptor regenerativo foi substituído por outros circuitos de receptores e acabou em poucos anos de tornando obsoleto comercialmente.

Receptor Regenerativo Simples de 80m ou 40m

80m ou 40m Receptor Regenerativo Simples

Este é um projeto eletrônico simples, capaz de ter excelentes resultados, ele é um receptor de regeneração, se você nunca construiu nenhum receptor, este é um que você vai construir fácil.

O circuito descrito é simples e tem muitas limitações em sensibilidade e seletividade, mas é capaz de receber sinais de radioamadores (40m ou 80m), em SSB e CW, e como saída usando um pequeno fone de ouvido de cristal. Ele terá uma saturação se existirem estações de AM forte disponível na banda de radiodifusão de 41m principalmente durante a noite.

L1 é um pequeno toróide  T50-2 (vermelho), com cerca de 18 a 20 voltas (40m) ou 35 a 40 voltas (80m), no enrolamento principal ligados ao FET com um único circuito de acoplamento virado para a ligação da antena.

O center tape é de cerca de 20% do enrolamento principal. C1 é ajustado para definir o rádio para a banda de 40m e C2, em seguida, age como um ajuste fino dentro da banda.

A alimentação de 12 a 14V,  R2 deve ser aumentado a 5K6 ou 6K8 a saída será mais alta e sensibilidade semelhante a -100dBm (cerca 2uV).

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]