Home » Circuitos » Circuito Repelente Eletrônico para Cães e Gatos

Circuito Repelente Eletrônico para Cães e Gatos

Circuito de Repelente Eletrônico para Cães e Gatos

 

Um repelente, tem a função de repelir e afugentar, esta é a função deste circuito descrito neste artigo, ele é um repelente de cães e gatos. Para que um repelente de cães e gatos? É fácil encontrar reclamações de pessoas que tem seu jardim invadido durante a noite, ou mesmo durante o dia, afugentando os pássaros.  Esse dispositivo elimina a necessidade de outras atitudes, já que acaba por afugentar esses intrusos indesejáveis.

O cachorro e o gato  percebem  frequências significativamente mais elevadas, o limite superior da audição humana é de cerca de 18 kHz, mas os cães e gatos podem ouvir frequências acima de 20 kHz. Podemos tirar proveito disso, com a construção de uma sirene que emite um som na frequência acima de 20 kHz. Isso vai assustar os cães e gatos, mas as pessoas simplesmente não vão escutar nada.

Tudo o que precisamos para isso é um oscilador com um estágio amplificador e um auto falante Twitter que pode reproduzir essas frequências de áudio alta, tais como o tweeter piezoelétrico. A fonte de alimentação para o circuito é formado pelos componentes até e incluindo C2, o dispositivo é ligado em paralelo com a lâmpada do sensor de movimento. C1 e R1 fornecer acoplamento capacitivo para reduzir a tensão de 230 V para uma tensão aceitável. Uma tensão contínua de aproximadamente 9,1 V é gerada a partir desta tensão, utilizando um retificador em ponte e D1  diodo zener 9,1Volts.

A freqüência deste oscilador é bastante dependente das características específicas do CI1,  se a frequência do oscilador é demasiado elevada, pode ser reduzida, aumentando o valor de R3 e / ou C3. Se a frequência for demasiada baixa (o que significa que o tom da sirene é audível), o valor de R3 e / ou C3 deve ser aumentado. O sinal de onda quadrada a partir do oscilador é aplicado à entrada de uma ponte H composto por vários disparadores de Schmitt, em combinação com as fases finais de saída (T1-T4). Este método faz com que o valor de pico-a-pico do sinal de onda quadrada passa a ser duas vezes a tensão de alimentação.Como resultado,  18 V é obtido par o  tweeter piezoeléctrico, o que é suficiente para produzir um tom de apito bastante alto.

Ao construir o circuito, você deve ter em mente que ele está diretamente ligado a partir de 230 V e não isolado eletricamente da rede eléctrica. É, portanto, necessário evitar o contato com todos os componentes, quando o circuito estiver em uso. Na prática, isto significa que o circuito tem de ser montado dentro de uma caixa com isolamento.

Atenção, este circuito é ligado diretamente na rede elétrica, pode provocar choques e até a morte, cuidado.

Autor: I. Fietz Direitos de autor: Elektor Eletrônica

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]