Home » Circuitos » Circuito Repelente Eletrônico de Mosquito

Circuito Repelente Eletrônico de Mosquito

Todo mundo sabe da falta de investimento em educação, saúde e saneamento do governo, como consequencia as doenças consideradas de terceiro mundo estão se multiplicando, como a Leishmaniosedengue, febre amarela, febre chikungunya, etc. que são transmitidas por mosquitos como o Aëdes aegypti entre outros.

Os repelentes sonoros são os menos danosos a saúde humana, mas muitos especialistas afirmam que os  sons repelentes para mosquitos não funcionam, eu nunca testei, mas acredito que pelo menos como didática é bem interessante a montagem de um repelente de mosquito eletrônico.

A vantagem destes repelentes é que são inofensivos para os humanos, animais de estimação e não prejudica o meio ambiente.

Algumas considerações deve ser feita sobre os repelentes de insetos eletrônicos, o tamanho do ambiente pode prejudicar a eficácia do repelente, pois ele trabalha repelindo através do som.

O ajuste tem que ser fino para que apenas o mosquito seja repelido, alguns usuários usam dois circuitos osciladores, cada um em uma frequência diferente, porém próximas, esta ação garante maior efetividade contra o mosquito.

Repelente Eletrônico de Mosquito da Dengue – Aëdes aegypti

Repelente Eletrônico de Mosquito

O circuito eletrônico do repelente de mosquito é simples, ele usa um circuito integrado 555 como gerador de frequência de áudio.

Este circuito gera um sinal de áudio acima do que é audível por humanos, com isso ele se torna inaudível, podendo ficar ligado 24 horas por dia já que não incomoda o sono ou qualquer atividade.

Um itém a se ter cuidado é encontrar um elemento de som piezo que responda a frequência de 15kHz, isto é necessário para gerar o som para manter os mosquitos afastados, caso o piezo não responda a essa frequência o repelente não vai funcionar.

Veja também o Circuito de Mata-insetos Elétrico

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]