Home » Ferramentas » Circuito Seguidor e Injetor de Sinais

Circuito Seguidor e Injetor de Sinais

Existem alguns instrumentos que não podem faltar na bancada de eletrônica, mesmo que você seja apenas um hobbysta, já que eles podem auxiliar a procurar o problema que fez com que um projeto não funcionasse.

Podemos dizer que o principal é o multimetro, mas logo atras vem o seguidor e o injetor de sinal, vimos um injetor de sinal bem tradicional que eu usei muito. O injetor de sinais e o seguidor de sinais estão na classe dos Instrumentos Analisadores de Circuitos.

Um injetor de sinais é um dispositivo eletrônico que gera um sinal de áudio ou RF de baixa frequência usado para auxiliar na detecção de defeitos em aparelhos eletrônicos. Já o seguidor de sinais ou pesquisador de áudio  como o nome mesmo diz, tem a função de seguir um sinal, ele é um amplificador de áudio bem simples.

Dois em Um –  Seguidor de Sinais e Injetor de Sinais

Este circuito, usa apenas  dois transistores, funciona tanto como injetor de sinais como também como seguidor de sinais.

Circuito Seguidor e Injetor de Sinais
Circuito Seguidor e Injetor de Sinais

Quando a chave CH1 coloca no circuito a ponta de prova na base do transistor BC549, e desliga o capacitor de realimentação de 1 ,2 nF ele funciona como amplificador, servindo como seguidor de sinais de áudio.

Quando a mesma chave é colocada na posição em que a ponta de prova fica conectada ao coletor do BC337 e o capacitor de 1 ,2 nF entra no circuito de realimentação, o circuito funciona como injetor de sinais.

A freqüência do sinal é determinada basicamente pelo capacitor que pode ser alterado pelo usuário. O circuito funciona com tensões a partir de 1 ,5 Volts , mas não se recomenda usar mais de 6 Volts, para que os transistores não sejam sobrecarregados.

O fone de ouvido deve ser de baixa impedância, mas também pode ser usado um pequeno alto-falante de 8 Ohm.

Fonte: Saber Eletrônica – Revista Fora de Série 20/ 1996- Autor: Antonio B Nobre.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]