Home » Circuitos » Circuito Sensor de Corrente de Baixo Custo

Circuito Sensor de Corrente de Baixo Custo

Tem alguns meses que tive que procurar um sensor de corrente elétrica na internet para construir, mas não encontrei nada que satisfizesse as especificações de meu projeto, tive que recorrer ao bom e velho site chinês de vendas de componentes e morrer com algumas dezenas de dólares.

Depois de alguns dias acabei por encontrar este sensor que está aqui publicado, ele é ideal para quem quer sensorear baixas correntes elétricas, eu construí com algumas modificações e funcionou perfeitamente como um sensor de corrente elétrica em um projeto embarcado.

Sensor de Corrente

Originalmente este circuito é de um monitor de corrente, ele usa um relé Reed, um diodo emissor de luz (LED) e uma resistência, ele tem a função de indicar se a corrente circula ou não através de um circuito. No meu caso eu precisava apenas ver se circulava corrente através do sensor e de um microcontrolador.

Circuito de Monitorização de Corrente de Baixo Custo

O relé Reed geralmente requer entre 10 e 100 EM (ampères-espiras = correspondente à corrente numa bobina, multiplicada pelo número de voltas). Quanto menor o AT, o mais sensível o interruptor reed será.

Achei essa configuração perfeita para a construção do sensor de corrente, pois poderia construir um sensor de acordo com a necessidade de corrente para acioná-lo.

Por exemplo, um farol de carro (ambas as lâmpadas) tem um consumo de 7 Amperes a 8 Amperes a 12Volts, para  50 AT do Reed é preciso apenas 7 ou 8 voltas de fio para monitorar a corrente.

Assim que uma lâmpada não está funcionando corretamente, a corrente cai pela metade e o interruptor abre o seu contato.

sensor de corrente

Acima o sensor é o contrário, só acende o LED quando a chave está aberta indicando que não há corrente. Eu em meu projeto em vez de usar um LED, conectei diretamente ao microcontrolador, podemos usar esse sensor de corrente como base para uma infinidade de projetos.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]