Home » Circuitos » Circuito Sensor de Fumaça – Detector de incêndio

Circuito Sensor de Fumaça – Detector de incêndio

Este circuito apresentado neste artigo é um sensor ou detector de fumaça ótico, e tem a função de avisar o usuário contra prováveis incêndios. Ele detecta a fumaça que é causada em caso incêndio e não gases como é o caso de alguns sensores comerciais.

O funcionamento deste detector de fumaça é super simples, quando a fumaça passa entre entre o sensor, que em nosso caso é uma lâmpada (LAMP 1) e um LDR (R 1), a iluminação baixa no LDR, e isso faz com que a resistência do LDR aumente e a tensão na base do transistor é elevada, como consequência acionando o relé.

Detector de Fumaça ótico

Sensor de Fumaça

A sensibilidade do circuito depende da distância entre a lâmpada e o LDR assim como o ajuste do VR1. Assim colocando a lâmpada e o LDR em uma distância apropriada, logo após pode-se variar VR1 para um pré-ajuste de sensibilidade.

Lista de componente do Detector de incêndio (Detector de fumaça ótico)

R1 – LDR (qualquer modelo)
R2 – Trimpot 100KOhm
R3 –  resistor 470Ohm x 1/8 Watt
D1 – Diodo 1N4001
LAMP1 – Lâmpada 9 Volts
RL1 – Relé 9 Volts
Q1 – Transistor BC148- Ou substitutos : BC 238, etc

Construção do sensor do Detector de Fumaça

Sensor do Detector de Fumaça

A construção do sensor de nosso detector de fumaça ótico é bem simples, podemos ver na figura, o LDR e a lâmpada devem estar afastada e em um lugar alto e estratégico, a distancia entre os dois devem ser testadas, é aconselhável utilizar um tubo opaco de maios ou menos 3 centímetros para evitar a interferência da iluminação externa.

Como tubo pode-se usar um pedaço de mangueirinha chuveiro, como ja comentei a distância entre o LDR e a lâmpada que usei foi de 20cm, mas outros valores podem ser testados, o projeto é simples, mas cumpre o prometido.

Obs. Você pode usar um LED em vez de uma lâmpada, um LED exige modificações no circuito é claro, apenas acrescentar um resistor.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Deixe uma resposta