Home » Componentes » Circuito Sensor de Temperatura usando Diodo 1n4148

Circuito Sensor de Temperatura usando Diodo 1n4148

Existem componentes que tem características especiais, um deles é o diodo 1n4148, ele é um diodo High-speed, ou seja, um diodo de alta velocidade,  sua velocidade de comutação é de 4 ns, sua tensão é de 100 Volts e corrente de 450 mA.

Mas diante destes atributos eletrônicos, alem de um diodo, o 1n4148 pode ser usado como sensor de temperatura, isso devido as suas características que fazem com que ele mude sua resistência com a variação de temperatura.

Eu mesmo já vi vários circuitos onde o diodo é usado como sensor de temperatura, principalmente em circuitos não necessitam de muita precisão, como controle de bias por exemplo.

Sensor de Temperatura usando Diodo 1n4148

É claro que o diodo não se compara a um sensor de temperatura como o LM35, mas para alguns circuitos de pouca precisão como falei, onde só precisamos saber se um elemento está quente ou frio ele é muito útil.
Circuito Sensor de Temperatura usando Diodo 1n4148

Acima um circuito usando o diodo como sensor de temperatura, ele é sofisticado e tem dois ajustes VR1/VR2.

Já abaixo um Circuito Sensor de Temperatura de Baixo Custo mostrado em um outro artigo, que é bem mais simples e ainda dá a opção de usar um transistor comum BC547 também como sensor de temperatura.

Circuito Sensor de Temperatura
Circuito Sensor de Temperatura

Usando o multímetro e o 1n4148 como termômetro

O esquema acima é de um circuito que mede a temperatura de maneira simples usando um multímetro. Ele usa o diodo 1N4148, e os VR1 e VR2 devem ser ajustados com um termômetro, assim a medida fica mais  precisa.

Na escala do multímetro pode ser comparada a escala de grau Celsius com Volt.

  Medida de temperatura com diodo 1N4148

Medida de temperatura com diodo 1N4148

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]