Home » Circuitos » Circuito Sensor de Temperatura de Baixo Custo

Circuito Sensor de Temperatura de Baixo Custo

O sensores na maioria das vezes são dispositivos simples, podemos usar componentes comuns com certas características e comportamentos a situações como sensores. Exemplo de sensores é o LDR como sensor de Luz, mas também podemos usar o Led ou diodo comum como sensor de Luz opcional. Assim acontece com diversos outros componentes que se transformam em sensores.

Já falamos muito no site sobre sensores de temperatura que usam o circuito integrado LM35 , como também um circuito Sensor de Temperatura usando Diodo 1n4148, que é bem mais simples, mas não tem precisão.  Mas este sensor e indicador de temperatura publicado aqui é bem diferente, porem ele pode usar tanto o  diodo 1n4148 ou o transistor BC547B com base e coletor em curto, como um sensor de temperatura simples.

Circuito Sensor e indicador de Temperatura

Circuito Sensor de Temperatura
Circuito Sensor de Temperatura

Este sensor de temperatura é capaz de ser apenas um indicador de temperatura, ele não mede realmente a temperatura, ele só é capaz de dizer quando um valor é atingido. Por exemplo, quando um dissipador de calor em circuitos de alta potência está quente. Neste indicador de temperatura, a queda de tensão no díodo em temperatura ambiente, é utilizado como valor de referência.

O funcionamento é simples, a temperatura é medida por um transistor , no qual a tensão de base-emissor do transistor irá diminuir em cerca de 2 mV para um aumento de temperatura de cerca de 1 ° C. Quando a tensão do emissor do transistor T1 cai abaixo do cursor de P1, o transistor vai conduzir e D2 que é um Led irá acender.

Transistor permanece bloqueado desde que a temperatura permaneça abaixo de um certo nível, que é definido por P1. Quando a tensão do emissor do transistor cai abaixo do cursor de P1, o transistor vai entrar em condução e D2 acenderá.

Os valores de R1 e R2 dependem da tensão do circuito que é Ub e as relações podem ser calculadas assim:

R1 = [(Ub – 0,6) / 5] k, R2 = [(Ub – 1,5) / 15] k 

Em vez de acionar um Led, podem ser acionados um relê ou mesmo uma entrada de um microcontrolador como Arduino ou PIC.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]