Home » Ferramentas » Circuito Simples de Decibelímetro

Circuito Simples de Decibelímetro

Esse esquema é de um decibelímetro, ele responde a níveis de pressão sonora de cerca de 60 a 70 dB. Sim a palavra certa é pressão sonora, (nível sonoro) o medidor eletrônico do nível de pressão Sonora é chamado de decibelímetro, este nome é pelo motivo da pressão sonora ser medida em decibéis.

É claro que este medidor não tem precisão, mas é uma ótima montagem para iniciantes e quem quer aprender mais sobre eletrônica.

Circuito Decibelímetro

Como falei, o  circuito eletrônico do decibelímetro apresentado neste artigo responde a níveis de pressão sonora entre 60 a 70 dB.

O som para medição é captado por um alto-falante de 8 Ohms, que é usado como microfone, é amplificado por uma fase de transistor e um circuito integrado amplificador operacional LM324.

Caso queira  também pode ser utilizado um microfone dinâmico para deixar o circuito mais sensível. O resultado da medida do Decibelímetro é efetuada por LEDs e  uma lâmpada que estão espaçados por cerca de 3dB.

Circuito Simples de Decibelímetro

Como o circuito integrado LM324 é um amplificador operacional quadruplo, os amplificadores restantes  são usados ​​como comparadores de tensão.

Um transistor adicional é necessário para acender a lâmpada incandescente, pode ser usado uma lâmpada incandescente de 12 volts x 50 mA. Essa lâmpada pode ser trocada por um led, já que o projeto do criador necessitava da lâmpada ao invés do led.

Cada led representa uma mudança de 3 dB no nível de som de modo que quando todos os 3 leds estão acesos, o nível de som é cerca de 4 vezes maior do que o nível necessário para acender uma lâmpada.

A sensibilidade pode ser ajustada através  do potenciômetro de 500 K Ohms de modo que uma lâmpada se acende com um nível sonoro de referência.

As outras duas luzes indicaram um aumento de cerca de 2X e 4X em volume. Em operação, sem entrada, a tensão DC nos pinos 1,2 e 3 do amp-op será de cerca de 4 volts e a tensão nas entradas (+) aos 3 comparadores (pinos 5,10,12) vai ser de cerca de um volt a metade inferior devido à queda do díodo 1N914. A tensão sobre os (-) da entradas de comparação será em torno de 5,1 e 6,5 que é definido pelos resistores 560 e 750 Ohm.

Este circuito requer uma fonte de alimentação bem filtrada, ele irá responder a mudanças muito pequenas na tensão de alimentação, então você provavelmente vai precisar de um grande capacitor eletrolítico de filtro conectado diretamente ao resistor de 330 ohm.

Mas o ideal é usar pilhas ou baterias. O circuito é bem simples e com algumas mudanças você pode melhorar sua medição.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]