Home » Circuitos » Circuito Simples de indicação de TX para Transmissores – On Air

Circuito Simples de indicação de TX para Transmissores – On Air

O circuito descrito neste artigo me lembra muito o circuito comutador de relé de um antigo amplificador linear de RF para 28 Mhz.  No circuito C1 não era um capacitor comum, mas sim um pedaço de fio duplo encapados e enrolados e no lugar do Led tinha um relé para acionar a alimentação das grades das vávulas eletrônicas, se não me engano eram 4 6KD6.

Este mesmo circuito ey vi em um caixa com um aviso de acrílico escrito em vermelho “ON-AIR“, algo tão inútil, já que se você está apertando o PTT para transmitir é obvio que ele está transmitindo, ou não?

Indicador de TX

Circuito Simples de indicação de Saída de RF para Transmissores

Esse circuito é de um indicador de transmissão ou TX ( On Air ), ou seja, um circuito indicador de transmissão de RF, bem simples e útil para quem gosta de RF.

Este circuito detecta a radiofrequência, ou seja a saída de RF de um transmissor ou transceptor usando um indicador visual, um Led.

Com algumas modificações o Led pode ser substituído por um relé ou qualquer outro sistema que se queira acionar quando o transmissor for ligado, um ventoinha para resfriar o transmissor por exemplo. A saída do transmissor ou outro gerador de RF deve ser ligada à entrada de RF neste circuito.

Lista de componentes indicador de transmissão

R1 Resistor 560Ω 1/8
C1 Capacitor 330pF de disco
C2 Capacitor 0.1μF disco
D1 Diodo 1N34 ou 1N60
D2 LED
Q1 Transistor 2N3904 ou equivalente

 

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]