Home » Circuitos » Circuito simples de Timer Ajustável – Temporizador de 3 segundos até 2 minutos

Circuito simples de Timer Ajustável – Temporizador de 3 segundos até 2 minutos

Um circuito de temporizador, um Timer básico utiliza a propriedade do capacitor eletrolítico de ser carregado eletricamente para funcionar, grosseiramente falando, ele usa o capacitor como uma bateria, o circuito só vai funcionar em quanto o capacitor puder oferecer uma determinada tensão ao circuito.

Isso quer dizer que quanto mais uF ele tiver, mais tempo o temporizador vai demorar para atuar. Mas existe meios de controlar a velocidade de descarga do capacitor, um exemplo é usar um resistor, trimpot ou potenciômetro para  drenar o capacitor, assim ajustando a velocidade de descarga para um tempo pré determinado pelo usuário.

 

Circuito simples de Timer Ajustável de 3 segundos até 2 minutos

O circuito eletrônico de timer apresentado aqui é bastante simples para um temporizador com tempo regulável, ele usa apenas dois transistores mas é capaz de disparar em um espaço de tempo de 3 segundos até 2 minutos.

Este temporizador faz com que um LED fique ligado um determinado período de tempo depois que um interruptor é acionado.

Circuito simples de temporizador
Circuito simples de temporizador

 

Em vez do LED você pode usar um relé, por exemplo, assim você poderá acionar outros dispositivos de maior carga. T1 e T2 (BC548) formam  um driver que pode acionar tranquilamente um relé e você ainda pode deixar o LED para servir de lâmpada piloto do circuito.

Lista de componentes do Temporizador

T1 e T2 – Transistor BC548 ou BC547
R1 –  resistor 100 Ω x 1/8W
R2 e R3 – resistor 10 k x 1/8W
R4 –  Potenciômetro ou Trimpot de 500 k
C1 – Capacitor  Eletrolítico 220uF x 25v
D1 – Led de qualquer cor

O ajuste do tempo do timer é feito por R4, que é um potenciômetro de 500 K Ohms, o resistor R3 e o capacitor C1 também são responsáveis pelo tempo de gatilho do temporizador, você pode testar outros valores nestes componentes para adequar o projeto as suas necessidades.

A alimentação do circuito pode ficar entre 4,5 Volts a 12 Volts, a tensão vai influenciar no tempo do temporizador e você deve adequar o valor do relé a tensão que você usar no temporizador.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]