Home » Circuitos » Circuito simples de Ventoinha Automática para Transceptores

Circuito simples de Ventoinha Automática para Transceptores

Quando eu era mais ativo no radioamadorismo e montei uma BBS em packet radio para teste quase queimei meu rádio VHF, tive que colocar uma ventoinha já que apesar de ter um grande dissipador, ele não era o suficiente para esfriar o rádio.

Os transceptores de potência de  HF vem originalmente com um sistema de refrigeração forçada, mas a maioria dos rádios VHF não tem esse acessório incorporado. Este circuito eletrônico apresentado aqui vem justamente suprir essa deficiencia, princialmente para quem pretende usar seu transceptor de maneira intensiva e com períodos de transmissão muito longo.

Ventoinha Automática para Rádios VHF

Circuito simples de Ventoinha Automática para Transceptores
Circuito simples de Ventoinha Automática para Transceptores

O circuito é bem simples, seu princípio de funcionamento é de um detector de RF, quando ele detecta qualquer sinal de Radio Freqüência através do cabo coaxial, ele liga a ventoinha, isso quer dizer que toda vez que o rádio transmitir,  a ventoinha vai ser acionado e com isso resfriando o rádio.

O sensor é L1, que é feito enrolando 10 voltas de fio rígido esmaltado 24 AWG em torno do cabo coaxial que liga o rádio até a antena, dependendo da potência do rádio você vai ter que adicionar mais algumas voltas para que o detector consiga detectar o RF. O diâmetro do fio também não é critico, você pode testar outros diâmetros, sendo que mais finos mais voltas em torno do cabo você vai dar.

O funcionamento da Ventoinha automática para Rádio Transmissor

Depois que o sinal é detectado por L1, D1 retifica o sinal e C1 filtra, o resultado é enviado para base de Q1 ( LM398 ) e R1 mantem a base do transistor para a terra durante os períodos de não detecção, ele também ajuda no acoplamento de Q1.

Esse circuito pode ter dezenas de utilidades já que é capaz de detectar a transmissão de RF em cabos coaxiais. O Autor do circuito é  Jay F. Hamlin, WB6HBS.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]