Home » Circuitos » Circuito Super Zener Eletrônico – Estabilizador de Tensão DC

Circuito Super Zener Eletrônico – Estabilizador de Tensão DC

Um diodo zener tem uma potência baixa, no máximo você vai encontrar os raros diodos de 6 Watts, e em muitos casos temos que acrescentar um circuito para potências superiores.  Uma solução é um circuito regulador ou um circuito integrado regulador de tensão. Mas e se essa tensão é diferente do padrão dos reguladores, ai realmente você vai ter um certo trabalho.

Neste artigo vamos mostrar um circuito bem bacana e útil tanto na bancada quanto em projetos, ele é um estabilizador de tensão que é capaz de suportar uma boa corrente e ainda pode ser regulável.

Estabilizador de Tensão DC

Circuito de Super Zener

Este circuito tem como função básica ser  um estabilizador de tensão rápido que pode assegurar  níveis de alta corrente. O projeto é baseado em um transistor tipo BUZ10 SIPMOS, que permite uma elevada dissipação de energia e de corrente alta.

O funcionamento deste circuito eletrônico estabilizador é  simples, a partir de uma fonte externa de energia que pode ser uma bateria ou mesmo uma fonte de alimentação de 10 a 12 Volts, ou cuja a  tensão deva ser maior do que cerca de 2V da tensão  que se deseja estabilizar.

O circuito em paralelo formado pelo potenciômetro ou trimpot P1, o capacitor eletrolítico C1 e o diodo zener D1 criam uma tensão estável de 0 6,8 Volts exatos.

Essa tensão vai ser a referência do circuito, se a tensão de Uz diminui ligeiramente, o potencial de porta de T1 diminui, portanto, T2 aumenta a sua resistência dreno-fonte, de modo que a tensão de saída aumenta. A velocidade de reação do estabilizador de tensão é determinada por R4.

O transistor BUZ10 é um MOS FET Canal N de uso geral de 50V e 23A,   ele pode ser substituído pelos transistores  2SK600, 2SK674, 2SK1417, entre outros. [Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]