Home » Ferramentas » Circuito Testador de LM317

Circuito Testador de LM317

O LM317 é um dos mais populares circuitos  integrados reguladores de tensão linear ajustável, ele possuí proteção de sobrecorrente e térmica. Apesar do LM317 ser um circuito integrado a “quase” prova de erros, mesmo assim é possível ser queimado. Para verificar se ele está em boas condições só um circuito especial, um testador de LM317, já que ele não pode ser testado apenas com um multimetro.

Neste artigo vamos conhecer um circuito eletrônico de um teste de LM317,  um circuito de teste bem útil para diagnosticar rapidamente  um regulador defeituoso ou um regulador falso. Circuito ideal para quem trabalha com fontes ou faz reciclagem como eu.  O autor deste circuito usou uma solução simples para  conectar os pinos do regulador,  ele usou um soquete DIL de 8 pinos para CIs, mas pode ser usado simplesmente  um conector fêmea de 3 pinos para segurar o CI regulador de tensão durante o teste.

Circuito Testador de LM317
Circuito Testador de LM317

Como Testar o LM317

Segundo o criador do circuito pode ser testado outros circuitos integrados reguladores semelhantes como o LM138, LM338 e o LM117 entre outros. O circuito é bastante simples, ele é baseado na configuração normal do circuito integrado regulador de tensão ajustável.

Uma chave SW2  é usada para ligar o pino ADJ do CI para a terra ou  para a resistência R1 de 8K2. Quando ligado à terra, a saída deve ser no nível mais baixo em torno de 1.2 Volts e quando ligado a R1 a saída deve ser o nível máximo (em torno de 7,5 Volts para a entrada de 9 Volts). Em seguida, o LM741 é usado para comparar a saída com um nível de tensão pré-definido pela mesma chave SW2.

Quando a chave SW2 está na posição X, o pino ADJ é ligado à terra e a entrada (-) de 741  está ligado a R4. O divisor de potencial R3 + R4  manda uma tensão de 1.37 Volts ao pino de entrada (-) do 741,  a qual é comparada com a saída do regulador de tensão. Neste caso, deve ser de cerca de 1.2 Volt ,  menos de 1.37 Volts, consequentemente o 741 terá um saída baixa e o LED verde acenderá.

Se por alguma razão a saída do regulador de tensão é maior que 1.37 Volts o 741 passa a um nível alto e o LED vermelho se acende, indicando mau funcionamento do LM317. Já quando a chave vai para a posição XX o pino ADJ é ligado ao R1 e a entrada  (-) de 741 será ligado aos resistores R5 + R3. Os dois formam um divisor de potencial que resulta em uma tensão de cerca de 8.1 Volts que entra no pino (-) do 741 a qual é comparada com a saída do regulador de tensão.

Neste caso (XX) , o regulador deve fornecer cerca de 7,5 Volts, menos de 8.1 Volts, por conseguinte, a saída de 741 permanece baixo e o LED verde acende-se. Se por alguma razão a saída do regulador de tensão for maior do que a saída de 8.1 Volts o 741 passará a um nível alto e o LED vermelho  acende, indicando mau funcionamento do LM317.

Se nenhum dos LEDs acender, isso indica que o pino de entrada e pino de ADJ do regulador de tensão está em curto porque o + 9V estão ligados à terra através de pino de ADJ do LM317. O circuito foi criado por Abu-Hafss do Paquistão e publicado no site Zen22142.zen.co.uk.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]