Home » Ferramentas » Circuito de Teste de Diodo Zener

Circuito de Teste de Diodo Zener

É muito comum ter problemas em identificar a tensão de operação de um diodo zener, muitas vezes, nós encontramos com a necessidade de usar um diodo Zener e não conseguimos ler o seu valor, as características ou o tipo que são escritas sobre ele. Isso ocorre devido ao desgaste ou mesmo falta de código em seu corpo.  Se não temos o código, ou qualquer informação, o máximo que podemos conseguir é saber o lado do anodo e catodo através de um multimetro, se temos o código é só consultar a Tabela de Diodos Zener, mas se não temos, ai teremos que partir para um circuito que faça  leitura dessa tensão reversa do diodo, pois é isso que dá a tensão de operação de um diodo zener.

Existem diversas maneiras de verificar a tensão de um diodo zener,  uma delas é colocar um diodo zener em paralelo entre uma fonte de alimentação e um multimetro, e aplicarmos uma tensão variável  de baixa corrente desse modo iremos medir a tensão do diodo zener quando ele alcançar a sua tensão de trabalho com o aumento da tensão da fonte.  Este método é bem rudimentar e só indicado em casos onde não existe outra maneira mais “delicada” de se testar e obter a tensão de trabalho de um zener.

Como saber a tensão de um diodo zener

Circuito de Teste de Diodo Zener

O circuito eletrônico descrito neste artigo é um testador de diodo zener que é capaz de, através de um multimetro dar a tensão de trabalho de um zener e verificar se ele está em bom estado.  O funcionamento desse testador é simples, quando é pressionado o botão S2, uma corrente DC passa pelo limitador de corrente Q1, que é um FET e pelo DZ, que é o diodo Zener a ser testado.

Q1 tem a responsabilidade de estabiliza a corrente em 10mA independentemente da tensão do zener ligado ao terminal J1. Já no terminal J2 é conectado um voltímetro ou multimetro na escala de Volts DC. O circuito é confiável até uma tensão de 25 volts, que é o suficiente para a maioria dos diodos zener.

Lista de componentes do Circuito de Teste de Diodo Zener

Q1 = 2N5363 JFET [canal N] S1 = chave liga/desliga para 230Vac 1A
D1 = diodo 1N4002
S2 = Chave Push Button [Normalmente aberta] C1 = Capacitor 470uF x 50V
T1 = Transformador 230Vac x 12Vac por 300mA

Se você tem uma indicação de baixa tensão, por exemplo 0,8 Volts , provavelmente o diodo DZ está conectado reversamente, para resolver basta inverter o diodo.

[Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]