Home » Circuitos » Circuito Transmissor de UHF

Circuito Transmissor de UHF

A montagem de transmissores de RF  é uma experiencia muito gratificante na eletrônica, ver um circuito destes funcionando é como conceber um filho  :)  , até hoje não me esqueço do momento em que escutei minha própria voz pela primeira vez em um rádio, que vinha de um transmissor que eu mesmo construí.

O que mais eu adorava era sair pelo meu bairro interferindo nos rádios dos vizinhos, isso é, dos poucos vizinhos que escutavam FM. Mas vamos ao que interessa, neste artigo vou mostrar um transmissor de UHF bem simples e potênte.

Circuito Transmissor de UHF

O transmissor de UHF apresentado aqui foi retirado do site Electroschematics a pedido do leitor Luis Paulo da cidade de Canhotinho-PE.

Este transmissor foi projetado para aplicações de baixa potência,  como controle remoto de uso geral, porta de garagem,  sistemas de alarme sem fio, ou qualquer outro dispositivo eletrônico que precise de controle a distância.

Ele é bem simples, utiliza apenas um transistor e transmite em frequência modulada ( FM ), usando as frequências reservadas para radiodifusão de baixa potência de sinalização, homologadas pela ANATEL.

Circuito Transmissor UHF

A frequência de transmissão pode ser modulada por um sinal de áudio analógico ou digital, que deve ser  aplicada entre os diodos varicap BB405,  D1 e D2, através do resistor de 100K Ohm, R3, ponto A. Não esqueça que o excesso de sinal de áudio pode saturar a transmissão.

Caso seja necessário o transmissor pode ser modificada para transmitir em amplitude modulara (AM), para isso mantenha o diodo varicap D1 e retire do circuito os resistores R2, R3 e R6, como também o diodo D2, depois coloque em curto os pontos A e B.

O componente mais crítico deste transmissor é o FL1, que é um cristal ressonador que determina a frequência de transmissão (RESONATOR SAW ).

cristal ressonador 418MHz

SAW é a sigla de surface-acoustic-wave, estes cristais ressonadores geralmente vem no encapsulamento  TO-39 como na imagem acima,  mas pode ser encontrado em outras configurações de encapsulamentos, ele  fornece uma frequência fundamental estabilizada por cristal oscilador de quartzo.

O cristal FL1 pode ser encontrado em sistemas de transmissão de alarmes e outros sistemas de controle remoto de sucata. No Ebay seu preço é de cerca de R$ 12,00 , aqui no Brasil não sei se pode ser encontrado a venda.

O cristal FL1 pode ser encontrado nos seguintes tipos/frequências:
R2528 –  418MHz,  SR1530-  315MHz, R2554 – 433.92MHz e R2523 – 224.5MHz.

Transmissor de UHF

Neste circuito o transistor T1 que é um transistor BRF91, é montado na parte frontal da placa de circuito impresso (lado cobreado), como indicado pela linha pontilhada na PCI.

transistor bfr91

 

Não está especificado corretamente o tamanho, tipo, composição da bobina L1, então o ideal é fazer teste de acordo com o FL1 (cristal ressonador) que pode variar de 224 Mhz até 433 Mhz.

Então L1 deve ser testada para cada caso, levando em conta que para frequências mais baixas,  maior tem que ser indutância da bobina.

Abaixo a placa de circuito impresso do transmissor.

Circuito Transmissor UHF pci
Depois de devidamente montado o circuito do transmissor de UHF, vomos aos ajustes, para encontrar a posição ideal da frequência de transmissão comece ajustando o capacitor variável C3 que é um trimer de 10pF, deixe ele em metade do cursor e ajuste a bobina, apertando ou separando as espiras para um ajuste grosso, depois disso o ajuste mais fino é obtido pelo trimer.

Sempre com o auxílio de um receptor, ajuste C3 até que seja obtido o melhor sinal de transmissão, este é o ponto ideal, pois vai ter o máximo de sinal em sua transmissão.

Quando trabalhamos com frequências altas alguns cuidados tem que ser tomados, como por exemplo fazer as ligações entre os componentes o mais curto possível.

Alguns componentes podem parecer estranhos, como C2 que é um capacitor 0p68, ou seja 0.680pF, caso não encontre este capacitor, ele pode ser obtido colocando dois capacitores de 1pF em série. Todos os resistores são de 1/8 de Watt.

A alimentação do circuito do transmissor de UHF é bem elástica, variando de 5 a 12 Volts, mas o ideal é ser alimentado com uma tensão acima de 6 Volts, mas para um melhor ganho é recomendado alimentação acima de 9 Volts.

O consumo é baixo, menor que 12mA, de preferencia ao uso de pilhas ou baterias, se usar fonte de alimentação procure por fontes com boa qualidade, com um bom filtro de ruido.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]