Home » Ferramentas » Como apontar Antena Parabólica usando o Google Maps

Como apontar Antena Parabólica usando o Google Maps

Alinhar uma antena parabólica para um determinado satélite é bem simples, é claro que quanto maior a experiencia mais rápido vai ser o apontamento da antena. O grande problema é saber a elevação e azimute do satélite na localidade que você está instalando a antena (veja o vídeo no final do artigo).  Outra ferramenta importante é o Satellite Finder, que também auxilia a alinhar a antena parabólica, veja nosso artigo Aprenda Como usar o Satellite Finder ou localizador de Satélite.

Satellite do Finder nada mais é que um instrumento de medição que tem a finalidade se mostrar a quantidade de sinal que está sendo recebido pela antena, assim pode-se ajustar a antena de forma a receber o sinal mais limpo e claro sem precisar levar a TV e o receptor para cima junto da antena. No artigo ”  Circuito de Satellite Finder para Antena Parabólica ” tem um esquema eletrônico bem simples deste instrumento de medição.

Alinhamento de Antena Parabólica com o Google Maps

Existe uma forma de alinhamento de antena parabólica que usa um aplicativo baseado no Google Maps chamado Dishpointer, o aplicativo é bem simples, mas uma ferramenta poderosa, já que ele faz o cálculo e apresenta os dados de apontamento, como o azimute e elevação da antena parabólica para os principais satélites.

A utilização também é simples, qualquer pessoa que tenha o minimo de afinidade com o Google Maps e saiba o que é elevação e azimute poderá sem problema apontar sua antena parabólica. Como falamos se tiver um Satellite Finder não vai precisar de uma TV e receptor para monitorar o apontamento da antena.

Alinhamento de Antena para Satélite usando o Google Maps
Alinhamento de Antena para Satélite usando o Google Maps

 Como apontar Antena parabólica usando o Google Maps

1- Selecione o satélite – Existe uma grande lista de satélites, escolha o que você deseja.
2- Selecione sua localidade, para colocar o ícone exatamente em cima de onde você vai instalar a antena parabólica, basta arrastar com o mouse.
3- abaixo do mapa vai aparecer os seguintes dados:

    Localidade                 Antena
Latitude: -22.5505°        Elevação:15.9°
Longitude: -45.6333°       Azimute: 281.4°

Latitude e Longitude se refere a sua localização, Elevação e Azimute se refere a posição da antena.

Tenha em mente que é apenas uma referência, isso não quer dizer que os dados sejam exatos, são apenas uma base, aonde “possivelmente” o satélite está localizado.

 Abaixo a versão Online para achar satélites com Antena Parabólica usando o Google Maps


O que é azimute e elevação
O que é azimute e elevação

Satélite finder para iPhone

Donwload Dishpointer para Android (pago)

Aprenda o que é  Elevação e Azimute


Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]