Home » Tecnologia » Como Construir uma Bateria de Terra

Como Construir uma Bateria de Terra

Na eletrônica existem muitas coisas curiosas para se aprender, principalmente quando olhamos para os experimentos dos cientistas percursores da eletricidade como Tesla, Edson, Faraday, Bosh, Volta,  Ampère, entre outros.

Entre essas curiosidades, está a uma das primeiras baterias de terra  que foi construído por Alexander Bain em 1841, a fim de alimentar um motor elétrico. Como já falamos de energia livre de Tesla, este artigo vem bem a calhar, Tesla retirava energia do ar, e com este experimento vamos tirar energia da terra ou mar.

Bain era um inventor e engenheiro escocês, que inventou o primeiro relógio elétrico. O relógio elétrico de Alexander Bain tinha sua parte mecânica movida por um pêndulo que balançava por meio de impulsos electromagnéticos e para alimentar o relógio ele usava uma bateria de terra, veremos seu funcionamento no texto abaixo.

A Bateria de Terra

Baterias de Terra foram muito usadas do fim do século 19 até meados do século 20 para geração de energia, principalmente nas linhas telegráficas.

A bateria de terra de Alexander Bain nada mais era que algumas placas de zinco e cobre enterradas no chão.  Como vimos,  bateria de terra é igual as baterias químicas, composta de um par de elétrodos constituído por dois metais diferentes ( zinco e cobre, ferro e cobre, etc ), que são enterrados no solo ou imersas no mar.

Patente da bateria de terra de George Dieckmann - Via
Patente da bateria de terra de George Dieckmann – Via

 

As Baterias de Terra são como baterias ativada de água e se as placas estiverem suficientemente distantes, elas podem chegar as correntes elétricas telúricas.

Existem várias patentes de baterias de terra, acima uma delas, ela é de George Dieckmann, um dos pesquisadores da área. A bateria foi muito estudada, por muitos outros pesquisadores com Carl Friedrich Gauss,  Emil Jahr, Nathan Stubblefield, etc.

Como Construir uma Bateria de Terra

Existem centenas de tipos de baterias de terra, algumas de construção complexa com bobina eletrolítica que usa eletrodos solenoidal. Mas vamos partir do básico, e a partir desta bateria podemos fazer as melhorias para obter mais energia.

O esquema são duas placas, uma de cobre para o positivo e outra de zinco como negativo, essas placas devem ter o mesmo tamanho, quanto maior melhor, mas isso não deve ser regra, se tiver tamanhos diferentes não existe problema.

As placas de zinco e de cobre devem ser enterradas no solo a mais ou menos um metro de distância uma da outra, mas testes podem ser feitos para um melhor rendimento.

Como fazer uma bateria de terra
Como fazer uma bateria de terra

Lembre que fatores podem alterar a corrente elétrica obtida, essas condições que alteram a corrente do solo são a sua umidade, mineralização, etc. Com este projeto você pode chegar a mais de 500 mVolts sem problemas.

Existem pessoas que dizem ter obtido um melhor rendimento ao usar as placas da bateria na posição norte/sul, para o  Norte (+) para o Sul (-), mas na teoria esse alinhamento não vai alterar significativamente a corrente gerada.

Outra experiencia é a construção de uma bateria de terra, ou pilha de terra usando baldes de terra. É claro que essa versão de bateria de terra tem uma menor corrente e tensão, cada balde de 20 litros cheios de terra pode gerar no máximo 10 mV x 10 mA .

Pilha de terra
Pilha de terra

Para obter mais tensão podemos colocar varias baterias em série, da mesma forma que fazemos com as pilhas e baterias comum. Utilizar um circuito eletrônico com capacitores e reguladores de tensão podemos melhorar a tensão gerada.

Uma saída bem interessante é usar um ladrão joule para melhorar o rendimento.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]