Home » Dicas » Como fazer Massa Condutiva

Como fazer Massa Condutiva

Este artigo é para ser usado como uma simples experiência ou didático. Eu recebo muitos pedidos para ensinar como fazer  tinta condutiva ou cola condutiva, sempre digo que é aconselhável comprar já pronto esses produtos, já conheço o método de fabricação e com certeza se tentarmos fazer em casa o produto não sairia tão bom.

É claro que qualquer pessoa pode fazer tinta condutiva em casa, o problema é que os produtos usados na confecção da tinta vão deixar ela com uma resistência muito alta, principalmente as feitas de grafite. O ideal são tintas e colas condutivas feitas de prata pura, que oferecem uma baixa resistência e alta durabilidade.

A Massa Condutiva

Como já falei a nossa massa condutiva é para ser usada de maneira didática e não para uso profissional. Ela é de fácil fabricação e tem a vantagem de você deixar a massa condutiva com a consistência que você desejar.

Ingredientes da Massa Condutiva

1 xícara de água
1 e 1/2 xícara de farinha
1/4 de xícara de sal de cozinha
3 colheres de sopa de creme de tártaro (veja sobre esse produto abaixo)
1 colher de sopa de Óleo Vegetal
Corante de alimento “a gosto”(opcional)

Substituto do creme de tártaro

creme de tártaro ou bitartarato de potássio é o sal ácido de potássio do ácido tartárico. O ideal é usar o  creme de tártaro, já que é ele é que vai dar a condutividade, mas caso não encontre, ele pode ser substituído pela mesma quantidade de suco de limão ou vinagre.

 Modo de fazer a massa condutiva

Mexa a água com 1 xícara de farinha, sal, creme de tártaro, óleo vegetal e o corante em uma panela de tamanho médio. Cozinhe em fogo médio e mexendo continuamente.

A mistura vai começar a ferver, com isso começa a engrossar, continue mexendo até que a mistura vire uma bola dentro da panela.

Massa condutiva
Massa condutiva – Foto: stthomas.edu

Uma vez que se formada a bola de massa, tiramos do fogo, deixe esfriar por alguns minutos, coloque em uma superfície plana e levemente enfarinhada. Lentamente amasse a farinha restante com a bola até que tenha atingido a consistência que você deseje.

Como armazenar a massa condutiva

A massa condutiva depois de pronta deve ser guardada em um recipiente plástico com tampa ou saco plástico. Caso junte água na massa durante o armazenamento, basta amassar a massa juntado a água, ela vai voltar ao normal. Se armazenado corretamente, a massa condutiva deve durar por várias semanas.

 Uso da Massa Condutiva

A massa condutiva foi criada para a ligação de componentes, mesmo usando essa massa você deve usar as considerações padrão de segurança elétrica para evitar acidentes.

massa condutiva

Uma vantagem legal dessa massa condutiva é que devido a seu grau de condutividade, dispensa o uso de resistores em projetos que usem Leds. Os projetos e uso da massa condutiva dependem da sua criatividade e não tem limites.

Para informações mais técnicas da massa condutiva clique aqui. Ou no site do criador aqui!

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]